24/10/2012 às 17:34, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Apreensões de veículos piratas crescem 129%

DFTrans autuou 733 veículos de janeiro até hoje. Em todo o ano passado, foram 320

Por DFTrans


. Foto: Pedro Ventura

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) intensificou o combate ao transporte pirata. Os auditores fiscais da autarquia autuaram este ano 733 veículos, entre vans, ônibus e carros de passeio. O número é 129% maior do que o de todo o ano passado, quando foram autuados 320.

Só na manhã desta quarta-feira (24), 40 veículos foram pegos em flagrante por realizar transporte irregular de passageiros em Sobradinho. Desses, 15 eram ônibus, seis vans e 19 carros de passeio. A operação ocorreu entre 5h30 e 9h.

O diretor geral do DFTrans, Marco Antônio Campanella, afirmou que o DFTrans quer garantir a segurança das pessoas e não pode permitir que esse tipo de transporte cresça na capital. “Sabemos que a situação do transporte público está precária, mas não podemos aceitar que pessoas desabilitadas e sem autorização do Estado transportem pessoas na ilegalidade.” Campanella reforçou que o governo está trabalhando para melhorar a situação do transporte com a licitação de todo o sistema.

O chefe do grupo antipirataria do DFTrans, Pedro Jorge Brasil, está na rua todos os dias fiscalizando e monitorando os piratas. “Encontro situações muito perigosas como motoristas embriagados e sem carteira de habilitação. Isso sem contar nos casos de estupro que acontecem”, afirma.