24/10/2012 às 22:53, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

Governo busca novos modelos de desenvolvimento econômico

Delegação do GDF visita Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia)

Por Secretaria de Desenvolvimento Econômico


. Foto: Divulgação/SDE-DF

Conhecer experiências de sucesso nas áreas de indústria, comércio e logística e trazê-las para o DF. Foi esse o objetivo da primeira de uma série de visitas que serão feitas por uma delegação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do DF a distritos de desenvolvimento econômico instalados no país.

Nesta terça-feira (24), o grupo formado por empresários e representantes do GDF visitou o Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia). A intenção foi conhecer investimentos como o Porto Seco Centro-Oeste e indústrias metalúrgicas e de medicamentos instaladas na região. “Nossa meta é reunir e atrair experiências que nos possibilitem integrar o DF, a Região do Entorno e toda a Região Centro-Oeste ao eixo do desenvolvimento nacional. Nossa privilegiada posição geográfica nos favorece nesse aspecto”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico do DF, Cristiano Araújo, que organizou a visita em parceria com autoridades do governo de Goiás.

O grupo assistiu à apresentação detalhada sobre o funcionamento do Porto Seco, sua logística de recebimento e despacho das cargas e das possibilidades de utilização pela rede de comércio e indústria do DF. “O Porto Seco é um excelente exemplo do que podemos utilizar no DF, integrando-o com a futura Cidade Aeroportuária, que construiremos próximo a Planaltina”, explicou o secretário.

Cristiano Araújo afirmou aos empresários do DF e de Goiás que o GDF está se preparando para lançar medidas que facilitem a instalação de empresas no Distrito Federal e melhorem o desempenho econômico das que estão em funcionamento. “Estou levando a mensagem de que vamos ter um novo tempo no DF para aqueles que querem investir, crescer e contribuir para o crescimento de toda a região.”

O secretário de Indústria e Comércio de Goiás, Alexandre Baldy, reforçou a importância da colaboração entre o DF e seu estado para que seja construído um projeto de desenvolvimento que reúna toda a região. “Temos excelentes exemplos de desenvolvimento econômico e queremos integrar os projetos de Goiás com o DF para fortalecer toda a Região Centro-Oeste.”

O Porto Seco Centro-Oeste fica na região denominada “Trevo do Brasil” pela facilidade natural de integração da região aos demais centros consumidores do país. O complexo está a 154km de Brasília e é beneficiado pelas BRs 060 (São Paulo/Brasília), 153 (Brasília/Belém) e 414 (Anápolis/Niquelândia). Além disso, o Porto Seco de Anápolis tem acesso fácil ao ramal da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), o que facilita ainda mais o escoamento da produção. O empreendimento oferece, também, sistema de remoção direta de cargas aéreas a partir dos aeroportos de Guarulhos e Viracopos, em São Paulo, Confins (MG) e Brasília (DF).