24/10/2012 às 19:50, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Infraestrutura renovada no Paranoá

Na série de entrevistas semanais com administradores regionais, Cezar Castro Lopes apresenta à AGÊNCIA BRASÍLIA o planejamento para o Paranoá, que faz 55 anos nesta quinta-feira (25)

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

O administrador regional do Paranoá, Cezar Castro Lopes, empossado em 16 de agosto de 2012, mostra que há muitos projetos para a cidade. A meta é ampliar o número de equipamentos públicos por meio de uma gestão participativa. Ações em andamento como a reforma do ginásio de esportes, instalação de novos Pontos de Encontro Comunitário (PECs) e a revitalização das calçadas, serão entregues nos próximos dias.

O senhor assumiu a administração do Paranoá há pouco tempo. Como será a sua gestão?

A minha gestão vai priorizar as obras e os serviços públicos que a cidade ainda precisa receber. Para isso, a comunidade é ouvida, todas as demandas anotadas e verificadas para possível execução. Uma gestão que tem a participação da população é muito mais eficiente. Nós já temos demandas prioritárias como a instalação de placas de endereçamento, revitalização da pista de cooper e troca das luminárias dos postes por outras mais potentes.

Há alguma ação em execução ou prevista para os próximos dias? 

Sim. Em breve vamos inaugurar o ginásio de esportes, localizado na Quadra 3, que esteve fechado nos últimos 14 anos. A infraestrutura contempla quadra poliesportiva, vestiários, banheiros e cobertura. Ao lado, haverá um espaço destinado ao funcionamento da Diretoria Social e Gerência de Cultura e Esporte. Além disso, serão inaugurados mais três Pontos de Encontro Comunitário (PECs), e 2 mil metros de calçadas reformadas serão entregues. O recapeamento de várias ruas também começa nesta semana. E, para preparar a cidade para o aniversário, a Operação Cidade Limpa desobstrui bocas de lobo, pinta meios-fios, poda árvores, corta a grama e retira lixo e entulho de vários pontos.

Quais medidas já foram executadas no Paranoá?

A cidade recebeu uma ciclovia com cerca de 3km, a Praça Central foi completamente revitalizada, a Barragem do Lago Paranoá foi reformada e vários PECs, instalados.

Que projetos sociais funcionam na cidade? 

Temos o Adote sua Quadra. A equipe da administração, em parceria com a comunidade, produziu um cronograma para fazer a limpeza e a manutenção de equipamentos públicos. Outra ação é o programa para combater a dengue, em que são promovidas visitas a vários pontos para sensibilizar a comunidade sobre a prevenção e orientar sobre as atitudes conscientes. Há também o Picasso não Pichava, relançado recentemente. Nele, os participantes recebem aula de violino, arpa e diversos instrumentos musicais. Há, ainda, o funcionamento de escolinhas de futebol que contam com o apoio da administração, e da Parada Cultural, que providencia a revitalização e colocação de livros nos pontos de ônibus.

Há ações para melhorar a Educação?

Está em andamento a elaboração de projeto para construção de 50 novas salas de aula, o que ampliará as possibilidades de acesso à educação aos moradores.

O que ainda é planejado para o Paranoá?

Principalmente a construção de mais estacionamentos e calçadas na cidade, que não possui quantidade suficiente para atender aos moradores. Além disso, serão instalados dois parques infantis e faremos a reforma dos já existentes. Também trabalhamos em três importantes projetos. O primeiro é a revitalização da Feira Permanente. Funcionários da administração já fizeram levantamento com os feirantes e uma das ações será a instalação de hidrômetros individuais nas bancas. Outros objetivos são a revitalização do Parque Vivencial, onde serão restaurados e instalados equipamentos públicos, e da sede do Conselho Tutelar.