Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
26/10/2012 às 19:31
A homenagem foi entregue devido à expressiva contratação, realizada no ano passado, de mais de 200 servidores da área, entre cirurgiões dentistas e funcionários da equipe de saúde bucal
O governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama,Ilza Queiroz, recebeu ontem (25), no Memorial JK, a medalha de honra ao Mérito Odontológico. Concedida pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO-DF), a homenagem representa o reconhecimento pela expressiva contratação de mais de 200 profissionais da área, entre cirurgiões dentistas e técnicos da equipe de saúde bucal, realizada ano passado pelo GDF. Trata-se da maior contratação de profissionais da categoria desde que os serviços odontológicos foram iniciados na Secretaria de Saúde do DF.
O governador destacou a importância de continuar os investimentos na promoção da saúde bucal no Distrito Federal. “É uma emoção receber essa honra. Todas as ações deste governo pretendem ampliar os serviços de odontologia para que a saúde bucal seja mais acessível à população do DF, que almeja ter uma saúde integral”, afirmou Agnelo Queiroz.
A solenidade também celebrou o Dia do Cirurgião Dentista. O presidente do Conselho Regional de Odontologia (CRO-DF), Júlio Cézar, ressaltou que a homenagem representa todos os esforços feitos para melhorar as condições de trabalho da categoria. “Além disso, expressa nossos sentimentos para garantir os esforços que ampliarão o atendimento no DF”, comentou.
O presidente do CRO-DF explicou que a medalha é entregue a personalidades que contribuem profissionalmente ou com ações de políticas públicas em favor da odontologia no DF. O secretário de Saúde, Rafael Barbosa, e o cirurgião dentista Vitor Gomes Pinto, autor de vários livros no campo das ciências e ensino, também receberam medalhas do Mérito Odontológico.
O secretário-chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa e o subsecretário-adjunto de Saúde, Elias Fernando Miziara, prestigiaram o evento.
Medidas – Entre as medidas da atual gestão para reforçar os serviços odontológicos, a Secretaria de Saúde concedeu 40 horas semanais para 86 dentistas e 69 técnicos de saúde bucal, com o objetivo de ampliar o atendimento à população. Além disso, é previsto que o DF receba 80 consultórios dentários completos em parceria com o programa federal Brasil Sorridente.
No Distrito Federal, até o ano passado, havia apenas cinco centros de especialidades odontológicas para atender a população. Atualmente, estão em funcionamento 10 unidades: duas em Ceilândia, duas em Taguatinga, duas na Asa Sul, além de Santa Maria, Asa Norte, Sobradinho e Planaltina. Mais três estão previstas para 2013 – duas no Gama e uma no Guará. Com essas ações, a cobertura será ampliada em 25%.
Além disso, o Plano Distrital de Saúde Bucal, inaugurado pela Gerência de Odontologia nesta gestão e aprovado pelo Conselho de Saúde do DF, contempla ações para ampliar o quadro de servidores de odontologia. O exemplo mais expressivo ocorreu em 2011, com a maior contratação de funcionários do setor. Dos 220 servidores chamados, foram lotados 103 em atenção primária, nas equipes da Saúde da Família, e 75 nos centros distritais odontológicos para média e alta complexidade.
O segundo concurso público para técnicos de saúde bucal aprovou 214 servidores. Desses, 130 já foram chamados este ano. “Todas essas nomeações possibilitaram um avanço inédito no programa Brasil Sorridente no DF e foram determinantes na melhoria da cobertura de pessoas menos favorecidas”, destacou o governador.