29/10/2012 às 21:33, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

Sistema reduzirá prazo para abrir empresas

Projeto diminuirá de 49 para 9 dias o tempo para formalizar um empreendimento no Distrito Federal

Por Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Os empreendedores do Distrito Federal passam a contar, a partir desta terça-feira (30), com o Projeto Integrar, sistema que simplificará a abertura de empresas no Distrito Federal. Neste primeiro momento, a iniciativa estará disponível para empreendimentos endereçados em Taguatinga e no Plano Piloto. O objetivo principal é reduzir de 49 para apenas 9 dias o prazo para a formalização e legalização de empresas no DF.

O Projeto Integrar é uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e com a Junta Comercial do Distrito Federal. O pilar da proposta é unir os órgãos envolvidos no processo de abertura de firmas com base em site na internet. No final da implantação do projeto, o único trabalho do empresariado local será a entrega das cópias dos dados na Junta Comercial que ficará responsável pelo envio das informações aos demais órgãos.

De acordo com informações da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgadas recentemente, a burocracia dificulta 92% das empresas brasileiras. Ainda segundo a pesquisa da CNI, a quantidade de exigências dos órgãos de controle e fiscalização aumentam os custos dos empresários e desvia dinheiro que poderia ser investido no crescimento dos empreendimentos.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cristiano Araújo, o Projeto Integrar nasce com a missão de eliminar o excesso de obrigações legais submetidas aos empresários ao mesmo tempo que pretende diminuir a frequência de exigências estabelecidas pelos órgãos envolvidos no processo de abertura de empresas. “Estamos facilitando a vida dos empresários e investidores. Com essas iniciativas estaremos garantindo empregos e mais recursos para investimentos públicos e também garantindo o desenvolvimento econômico da nossa região”, explicou Cristiano.

A transparência na tramitação dos processos, a possibilidade de acompanhar os despachos on-line e a redução dos deslocamentos do empreendedor são as principais vantagens do Projeto Integrar. “O site é simples, os empresários não terão dificuldades de acesso, pois trata-se de uma plataforma amigável, com informações que ajudam no fechamento do processo de preenchimento dos dados”, explicou a presidente da Junta Comercial do DF, Cristiane Hanashiro Okada.