30/10/2012 às 12:53, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Ação pela Vida arrecada 13 toneladas de alimentos

Donativos serão entregues a 10 instituições de caridade. Entidades dedicadas à recuperação de dependentes químicos terão prioridade

Por Da Redação

A Corrida Ação Pela Vida, promovida pelo GDF na Estrada Parque Taguatinga (EPTG), no domingo (28), continua a trazer benefícios à população. Segundo balanço da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), foram quase 13t de alimentos não perecíveis recolhidos dos inscritos na primeira edição do evento. A previsão é que as doações sejam entregues já na próxima semana, inicialmente, a 10 instituições de caridade. A prioridade serão as entidades que se dedicam à recuperação de dependentes químicos.

Para o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, o combate ao uso de drogas no DF não pode ser feito somente com ações de repressão, mas também deve ser tratado como questão social. “Essa é a visão inovadora do programa Ação Pela Vida, que estabelece a integração não só no âmbito das quatro forças de segurança, como também com outras áreas de governo e o apoio da sociedade”, afirmou o secretário.

O GDF ainda avalia cada uma das instituições que poderão ser beneficiadas com os alimentos. Os servidores da Secretaria de Segurança Pública foram convidados a sugerir algumas das entidades comprometidas com o amparo social. A escolha não se restringirá apenas a 10 instituições, caso seja observado que mais locais necessitam de ajuda.

Ainda assim, o secretário lembrou que as medidas para auxiliar a recuperação dos dependentes químicos vão além da doação dos alimentos. “Torna-se necessário o envolvimento de outras áreas como Saúde, órgãos de assistência social, e todos os atores sociais envolvidos para o enfrentamento do problema”, destacou.