30/10/2012 às 13:29

Acordo de TI beneficia Seplan e CEB

Iniciativa proporcionará economia de R$ 5 milhões no primeiro ano de funcionamento e de R$ 7 milhões nos próximos

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Os serviços de processamento e armazenamento de dados da Companhia Energética de Brasília (CEB) passaram a ser hospedados no parque tecnológico do Governo do Distrito Federal (GDF). A transferência foi concretizada neste mês graças a um acordo de cooperação técnica, firmado em 2011, entre a Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan) e a companhia de eletricidade. A migração de dados da iniciativa privada para o governo vai gerar uma economia de R$ 12 milhões por ano aos cofres públicos.

Os serviços de baixa plataforma, aqueles que registram e protocolam as demandas e necessidades dos consumidores de energia para posterior atendimento, encontravam-se sob o controle de empresas terceirizadas desde 2006, a um custo de R$ 12 milhões por ano. Com a migração desses serviços para o ambiente do GDF e investimentos da ordem de R$ 7 milhões, a CEB economizará R$ 5 milhões no primeiro ano e R$ 12 milhões a partir do segundo.

O acordo de cooperação entre a Seplan e CEB não prevê custos, mas sim troca de benefícios entre essas instituições. Enquanto a CEB se beneficia com a concessão de uso total do Data Center do governo, a Seplan irá utilizar os dutos de energia da empresa para fazer o cabeamento de fibra ótica e expandir a rede corporativa do GDF.

Para a secretária-adjunta de Planejamento, Wanderly Ferreira da Costa, os maiores benefícios são para a população. “Além do fortalecimento da TI corporativa com a retomada do controle de dados estratégicos do governo, o acordo de cooperação tecnológica proporcionará mais qualidade aos serviços prestados à sociedade.”

Segundo a subsecretária de Tecnologia da Informação e Comunicação (Sutic), unidade da Seplan responsável pela gestão da rede corporativa do governo, Renata Márcia Canuto Dumont Galdino “a migração dos serviços de dados para a plataforma do GDF traz a retomada do domínio tecnológico para a CEB, ou seja, trata-se de um serviço essencial para a população, que passa para o comando do governo e garante a segurança de que os serviços não poderão ser desativados por terceiros”, explicou.

Além da economia e da garantia de continuidade dos serviços, somados aos investimentos em equipamentos, há um ganho na qualidade da prestação de serviços ao consumidor. “Hoje, com os novos equipamentos, como servidores de alto rendimento e storages, aumentamos em média 10 vezes mais nossa capacidade de processamento e armazenamento de dados. Isso significa que podemos atender mais pessoas em menos tempo e melhorar a qualidade dos serviços da rede elétrica”, explicou o Superintendente de TI da CEB, Thiago Tezelli.