05/11/2012 às 15:32

Green Move mobiliza 25 mil pessoas

Festival reuniu ídolos do rock e do pop na Esplanada dos Ministérios e promoveu o plantio de 1,6 milhão de árvores

Por Suzano Almeida, da Agência Brasília


. Foto: Brito

A Semana do Meio Ambiente terminou domingo (4), com a realização do festival Green Move, que teve como atrações o rock de Rita Lee e Titãs, e o pop do Jota Quest. Mais de 25 mil pessoas cantaram e dançaram na Esplanada dos Ministérios. O evento contou com a presença do governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, e do secretário de Meio Ambiente, Eduardo Brandão.

“Estamos encerrando uma semana de mobilizações, com o projeto Tempo de Plantar, que não é uma ação de um único ano ou de um dia, mas que vai garantir o futuro da nossa cidade”, destacou o governador Agnelo Queiroz.

Para entrar, o público participou de ações de preservação e restauração do meio ambiente, incentivadas pelo GDF. Entre elas estavam o plantio de árvores e o recolhimento de materiais recicláveis, como latinhas, garrafas de vidro e de plástico.

O público aprovou a ação do governo e se engajou na mobilização. “Ações como essa nos fazem pessoas mais conscientes, ao juntar uma latinha, recolher um lixo na rua”, avaliou a advogada Stefania Pastore.

A possibilidade de ser agente da preservação ambiental por um dia também motivou a ida do casal Fábio Carvalho e Amanda Regina ao evento. “Ficamos sabendo dos shows e quisemos participar também, indo a um dos stands e plantando lá nossas árvores”, contou Fábio.

Para Amanda, a motivação principal é a chance de participar da preservação do meio ambiente. “Esses shows nos ajudam a pensar sobre essas questões, porque não é todo dia que tantas pessoas se unem em prol de uma boa causa”, disse.

Plantio – A ideia de realizar o festival surgiu durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), quando foram plantadas virtualmente 1,6 milhão de árvores de diversas espécies do cerrado. De acordo com o presidente do Ibram, Nilton Reis, elas serão plantadas fisicamente por todo o DF, pelo programa Brasília, Cidade Parque, que está recuperando 72 parques.

“Todas as árvores plantadas virtualmente possuem um certificado de plantio, com o qual o cidadão poderá acompanhar se sua árvore já foi plantada e onde ela está”, descreveu o presidente do Ibram. “É uma forma de gerar responsabilidade mútua entre poder público e população na preservação do meio ambiente”, acrescentou Nilton Reis.

Projeto – A criação do Green Move foi determinada pelo próprio governador após a Rio+20. “O projeto será realizado toda primeira semana de novembro, coincidindo com o retorno das chuvas e com a mobilização da população, que será incentivada a plantar”, explicou Agnelo Queiroz.

A finalidade do festival é incentivar a participação popular e gerar energia sustentável com o recolhimento de materiais, que poderiam poluir e degradar o meio ambiente. “A ideia foi criar uma área de geração de energia consciente em frente ao palco, e incentivar que as pessoas que estão aqui promovam essas ações de preservação. Por isso o ingresso eram boas ações”, afirmou o coidealizador do evento, Marcelo Piano.