Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
05/11/2012 às 13:34
Grupo de atenção criado no HRPa deve diminuir tempo de espera por cirurgia
O Hospital Regional do Paranoá (HRPa) terá, a partir de 5 de novembro, um grupo de atenção a idosos com fraturas. O objetivo é diminuir o tempo de espera pela cirurgia do paciente da terceira idade, para até 72 horas. Atualmente, o idoso é operado entre cinco e 15 dias após a sua entrada no pronto-socorro, em razão dos exames pré-operatórios que têm de ser realizados. Em média, dois idosos com fraturas são operados por semana no hospital.
De acordo com o coordenador da regional de saúde do Paranoá, Rommel Costa, “esse grupo é importante para acelerar o atendimento e evitar maiores complicações no quadro de saúde do idoso. Será priorizado o atendimento aos casos de fratura no fêmur, considerada mais grave devido ao tempo prolongado de imobilização”.
Com a criação do grupo, todo paciente da terceira idade que for atendido no pronto-socorro do HRPa será cadastrado e o sistema informará a todas as chefias relacionadas ao idoso sobre a chegada do paciente e sua situação. A partir desse momento, as especialidades terão que fazer todos os exames pré-operatórios e realizar a cirurgia em até 72 horas. Caso o procedimento não seja efetuado no tempo determinado, a direção do hospital vai intervir para resolver as pendências e viabilizar a cirurgia.
As chefias que receberão informações sobre o estado de saúde do idoso são as de ortopedia, anestesia, cardiologia, geriatria, fisioterapia, enfermagem, diretoria, radiologia e laboratório, além das chefias da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e do Controle de Infecção. O sistema utilizado será o Google Docs, e a iniciativa não gerou custos ao hospital.