06/11/2012 às 13:00, atualizado em 17/05/2016 às 15:55

Reforço na saúde bucal e avanços na rede de transplantes

No programa de rádio Conversa com o Governador desta semana, Agnelo Queiroz destaca a construção de novos Centros Especializados de Odontologia. Além disso, ele ressalta o desempenho do DF no ranking nacional de transplantes

Por Da Redação


. Foto: Roberto Barroso

Na edição desta terça-feira do programa de rádio Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz ressalta as ações do GDF para ampliar a rede de atendimento à saúde bucal. Com a adesão do DF ao programa do governo federal Brasil Sorridente, o governador explica as principais ações que aumentarão em até 260% a oferta dos serviços odontológicos na rede pública de saúde no Distrito Federal.

Uma unidade móvel de tratamento odontológico equipada com aparelho de raios X e os mais modernos equipamentos do setor, para atender comunidades isoladas e da zona rural do Distrito Federal, foram entregues pelo Ministério da Saúde e marcaram o início do programa no DF.

Com o programa, o número de Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) de responsabilidade do GDF vai dobrar, subindo de cinco para 10 unidades. Três começarão a ser construídas em 2013. O programa também prevê a adição de flúor na rede pública de abastecimento de água.

O governador detalha os serviços odontológicos disponíveis, há mais de um ano, na rede pública. “Para quem precisa de atendimento, quem está com dor de dente ou com algum problema mais grave, todas as regionais de Saúde oferecem atendimento odontológico”, diz. “Com exceção de Samambaia, os hospitais da rede prestam esse atendimento. E todos os centros de saúde contam com equipes de saúde bucal”, completa Agnelo Queiroz.

Durante o bate-papo com o jornalista Carlos Campbell, o governador destaca outras melhorias na rede de atendimento odontológico do Distrito Federal, instituídas desde 2011, como contratação de servidores, investimento em infraestrutura e equipamentos.

“No ano passado, nós chamamos e nomeamos 215 especialistas na área de Odontologia, em um ano e meio de governo dobramos o número de dentistas da rede. Reformamos vários centros de saúde e hospitais.”

O governador destacou também a posição alcançada pelo Distrito Federal no ranking de transplantes, de acordo com a Agência Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO). Além de se manter em primeiro lugar em transplantes de coração e de córneas, Brasília chegou ao terceiro lugar na lista nacional de captação de doadores: 20 para cada milhão de habitantes. Santa Catarina, com 25,6 registros, ficou em primeiro lugar. Em segundo, o Ceará, com 22,1.

O programa – O Conversa com o Governador conta com a parceria da Secretaria de Cultura, que o transmite pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida e conferir excelência aos serviços públicos.

Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação, cuidados com a infância, criação de parques no Distrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno, regularização fundiária, Política de Resíduos Sólidos, modelo de transporte público do DF, políticas de atenção à mulher, participação popular, programa Brasília, Cidade Parque e preservação do meio ambiente.