07/11/2012 às 14:16

Brasília foi homenageada na Feira Internacional de Turismo em Buenos Aires

 O evento foi encerrado ontem e reuniu cerca de 92 mil pessoas

Por Secretaria de Turismo


. Foto: Mary Leal

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) encerrou ontem sua participação na 17ª edição da Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), na capital da Argentina, Buenos Aires. O evento é o maior da região e reuniu cerca de 92 mil participantes, uma média de 34 mil profissionais do setor, segundo a organização.

Este ano, Brasília foi a cidade homenageada, em razão da comemoração dos 25 anos do título de Patrimônio da Humanidade. Para representar Brasília como destino turístico, a equipe da Setur-DF investiu na tecnologia. Logo na entrada do evento, o visitante era recebido por uma foto em grandes proporções com imagens do museu da republica, catedral e congresso nacional, além de uma tela que exibiu imagens locais.

O espaço da cidade foi destaque ainda com um totem interativo, onde o visitante foi convidado a montar um quebra-cabeça customizado com imagens dos principais pontos turísticos da capital federal e da Marca Brasília, símbolo que representa a cultura, arquitetura esporte e qualidade de vida do brasiliense.

“Fizemos excelentes contatos com operadores especializados que trabalham diretamente com clientes corporativos e já levam seus clientes para Brasília”, disse a subsecretária de Marketing e Eventos da Setur-DF, Janaina Vieira.

Outro contato importante feito durante a feira foi com Luciana Bastos, representante da Math, operadora oficial Federação Internacional de Futebol (FIFA). “Estamos articulando a realização de workshop no Rio de Janeiro ainda este ano para divulgar a estrutura que está sendo preparada para copa”, adiantou a subsecretária.

Destino – Desde 2011, a Setur-DF definiu o público argentino como o prioritário na promoção da capital federal no exterior. Dados do Ministério do Turismo apontam que os vizinhos argentinos são os responsáveis pelo maior número de desembarques internacionais no Aeroporto Internacional de Brasília originados da América do Sul.

“Eles ficam sempre fascinados, principalmente, pela nossa arquitetura. As cidades com as quais estão acostumados não possuem características tão modernas, desenhos tão curvilíneos, aspectos que só são encontrados em Brasília”, ressaltou a subsecretária de Estruturação e Diversificação da Oferta Turística da Setur-DF, Meyre France.

Nos últimos dois anos, a Setur-DF investiu em feiras, workshops e outras atividades voltadas para esse público. Entre os destaques, está a exposição “Brasília – Meio Século da Capital do Brasil”, de Danielle Athayde. O trabalho foi exposto na Embaixada Brasileira na Argentina e conquistou o público com imagens da construção e do desenvolvimento da cidade ao longo dos primeiros 50 anos de história.