08/11/2012 às 20:24

Brasília recebe Conferência Nacional de Blender 3D

Realizado na UnB, evento reunirá convidados nacionais e internacionais em oficinas e palestras sobre efeitos visuais e criação de games

Por UnB

Essa é a última semana de inscrições para a VI Conferência Nacional de Blender 3D. Em sua 6ª edição, a BlenderPro chega a Brasília entre os dias 15 e 18 de novembro, no ano em que são comemorados 10 anos do software. A temática é Efeitos Visuais (VFX).

Durante quatro dias, a capital vai reunir palestrantes nacionais e internacionais para realizar seminários e oficinas sobre efeitos especiais em 3D e criação de jogos. A conferência será realizada no Memorial Darcy Ribeiro, da Universidade de Brasília (UnB). As inscrições estão abertas no site do evento.

A BlenderPro se configura como opção única de confraternização e networking para aqueles que trabalham com publicidade e propaganda, vídeo e cinema, criação de jogos para PC, Android e iOS, além de arquitetura e engenharia. Realizada anualmente desde 2007, suas edições são sempre organizadas de forma colaborativa por profissionais, estudantes e outros membros da comunidade de usuários e desenvolvedores do Blender no Brasil. Neste ano, o evento conta com a parceria da Fundação Banco do Brasil e apoio da Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

Dentro da conferência haverá mostra de vídeos e games. Uma das principais atrações é o lançamento oficial no Brasil do filme “Tears of Steel” – resultado do mais recente projeto open movie do Blender Institute, o Mango Project. O diretor do filme, Sebastian Köenig, também estará presente. O evento é ainda um espaço estratégico para a reunião de planejamento da Associação Blender Brasil.

Convidados confirmados – Entre os principais convidados internacionais para a equipe de artistas e desenvolvedores está Sebastian Köenig (Alemanha), responsável pelos efeitos especiais de “Tears of Steel”. Também estarão presentes Roberto Roch (Espanha), escultor digital cujos trabalhos de alta qualidade lhe renderam fama internacional; Daniel Salazar, do Pataz Studio; e Bassam Kurdali (EUA), diretor do primeiro open movie do Blender Institute, “Elephants Dream”, e atual diretor de “Tube” (do Estúdio de Animação Urchn).

Entre os brasileiros, estarão presentes uma das fundadoras do Estúdio Livre, Fabianne Balvedi, e os animadores Virgílio Vasconcelos e Everton Schneider. Algumas empresas de comunicação também serão representadas, como o Napalm Studio, com Marcell Mota; a Agência Caju, com a participação de Lúcio Cavalcanti; e a Oktala, com Ângelo Brandão Benetti. Outro convidado é Cícero Moraes, que recentemente particpou do Projeto Taung, fazendo a modelagem 3D da reconstituição de um fóssil homínio com mais de 2 milhões de anos.

Sobre o Blender – Lançado oficialmente em 2002, o Blender é um software de criação em conteúdo 3D de código aberto e multiplataforma, ou seja, disponível para diferentes sistemas operacionais (Windows, Mac, GNU/Linux, FreeBSD). O software também é licenciado seguindo o modelo de Licença Pública Geral GNU. Com o programa, é possível trabalhar animação, texturização, modelagem, composição, edição de vídeo e criação de aplicações interativas em 3D.

Recentemente, o Blender 3D foi utilizado na reconstrução facial de um fóssil hominídeo de 2,5 milhões de anos. Dentro do Projeto Taung, um grupo de estudantes de antropologia, arqueólogos e artistas visuais trabalharam colaborativamente, utilizando apenas softwares livres. A etapa de modelagem 3D foi realizada pelo brasileiro Cícero Moraes, com o uso do Blender e do software brasileiro InVesalius. Todo o processo de reconstrução do fóssil australopithecus africanus, conhecido como Taung Child, foi disponibilizado em código aberto.

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Serviço:

VI Conferência Nacional de Blender 3D – BlenderPro 2012

Data: 15, 16, 17 e 18 de novembro de 2012

Local: Memorial Darcy Ribeiro – Universidade de Brasília (UnB), Campus Darcy Ribeiro, em frente à Reitoria

Informações: 3045-0437 (Estúdio Gunga)

Inscrições e programação: www.blender.pro.br