09/11/2012 às 19:07, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Modernização do Metrô-DF

Teste do novo sistema automático será realizado no próximo domingo (11)

Por Cinara Lima, da Agência Brasília


. Foto: Mary Leal

Regularidade, conforto para o usuário e mais segurança serão algumas das vantagens oferecidas pelo novo sistema automático de operação dos trens do Metrô. O Automatic Train Operation (ATO) será testado neste domingo (11), quando os terminais estarão fechados aos usuários. O sistema permitirá maior precisão no tempo das viagens, de forma que o passageiro possa saber o horário em que o trem chegará à estação.

Em virtude da suspensão das viagens no domingo, o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) determinou que as operadoras de ônibus reforcem a frota em 80 veículos nos trajetos que fazem o percurso do metrô: Ceilândia/Taguatinga/Samambaia/Guará – Plano Piloto.

A presidenta do Metrô-DF, Ivelise Longhi, explicou como funcionará o novo sistema. “Hoje, o trilho é segmentado, e cada segmento tem velocidades máxima e mínima definidas. Quem determina o ritmo é o piloto. Uns andam mais depressa, outros, mais devagar. Não há regularidade. Com esse sistema, conseguiremos essa uniformidade, porque o controle será feito por computador”, detalhou.

Com o ATO, tudo passará a ser controlado pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que tem visão geral de todo o sistema. No entanto, os pilotos, que já receberam treinamento para trabalhar com o novo sistema, continuarão em suas cabines. Numa situação de risco, quando houver obstáculo no trilho, por exemplo, eles assumirão o controle do veículo.

Outros comandos, hoje sob responsabilidade do condutor do trem, como abrir e fechar a porta dos veículos, serão executados pelo ATO. A economia de energia é outro benefício do novo sistema. “Como não há tanta aceleração e desaceleração, se gasta menos energia. Estimamos economia em torno de 5% de energia. ressaltou Ivelise Longhi.

Os trilhos também já estão preparados, assim como a estações, para receber, das antenas de comunicação com a central de controle, os sinais para o funcionamento do sistema.

O Metrô-DF possui 32 trens, e 24 estão em operação. Os 12 mais novos, adquiridos em 2010, começaram a operar no início de 2011 e já vieram de fábrica com o sistema ATO.