12/11/2012 às 14:22

Abertas inscrições para o 2º Workshop do Comitê do Rio Paranoá

Evento será realizado em 21 de novembro e debaterá atuais modelos de ocupação da terra e opções que possam garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos da bacia

Por Adasa


. Foto: Pedro Ventura

Em 21 de novembro, o auditório do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília recebe o 2º Workshop do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranoá. O tema em debate será “Padrões de uso e ocupação do solo na Bacia Hidrográfica do Lago Paranoá”.

Os interessados poderão fazer as inscrições pelo endereço monica.eichler@adasa.df.gov.br, de 5 a 16 de novembro.

O evento é promovido com apoio da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), Ambev e da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). No encontro serão debatidos os atuais modelos de ocupação da terra e opções que possam garantir a sustentabilidade dos recursos hídricos da bacia.

Com vagas limitadas a 80 pessoas, os organizadores pretendem incluir nessa discussão membros dos comitês de bacias hidrográficas do DF, representantes do Poder Público, da sociedade civil organizada, consultores ambientais e estudantes. O objetivo é identificar modelos ambientalmente adequados para uso e ocupação do solo na Bacia do Lago Paranoá, considerando menor impacto.

Serão abordados temas como o importante papel do comitê de bacia dentro do sistema de gerenciamento dos recursos hídricos do DF. Propostas do GDF para o sistema de drenagem das áreas de expansão previstas para a Bacia do Lago Paranoá e o modelo de expansão para a região do Paranoá e do Setor Habitacional Taquari Etapas I, II e III serão apresentados.

Desde sua primeira edição, o workshop se estabeleceu como espaço aberto para debates de temas fundamentais que envolvem o Lago Paranoá. Por meio da inclusão e mobilização da sociedade, o evento promove a integração e fortalecimento do intercâmbio de informações que visam subsidiar as ações dos órgãos públicos, as tomadas de decisão e os programas de governo.