14/11/2012 às 15:13, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Expresso-DF é apresentado a oficiais dos Bombeiros

Governador em exercício do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, deu detalhes das obras do Eixo Sul, que ligará Gama e Santa Maria ao Plano Piloto

Por Evelin Campos, da Agência Brasília


. Foto: Ronaldo Silva

“Esse sistema vai mudar a cultura do transporte público”, garantiu o governador em exercício do Distrito Federal, Tadeu Filippelli, durante apresentação sobre o Expresso-DF a cerca de 200 oficiais do Corpo de Bombeiros, nesta quarta-feira (14). A palestra, que já foi assistida por policiais militares, tem como objetivo multiplicar informações sobre as obras e o funcionamento do Expresso DF – Eixo Sul, que ligará Gama e Santa Maria ao Plano Piloto.

“Às vezes as pessoas não têm noção do que representa o Veículo Leve sobre Pneus e de que modificações serão necessárias. Essas apresentações contribuem para o preparo da máquina pública e da própria sociedade para utilizar ou atuar no novo sistema”, destacou Tadeu Filippelli. “Com as informações, os bombeiros terão ideia de como agir no local, inclusive em casos de emergência”, acrescentou.

No início da palestra, foram repassados dados gerais do empreendimento, que terá extensão total de 42km de vias exclusivas compostas por pavimentação especial. Com dois terminais novos no Gama e em Santa Maria e três anexos no Terminal da Asa Sul e nas rodoviárias do Gama e do Plano Piloto, o Expresso-DF reduzirá o tempo da viagem de 90 para 40 minutos. Em horários de pico, serão transportadas 23 mil pessoas por hora nos veículos, que terão GPS e painéis com informações sobre percursos e horários.

Segundo o governador em exercício, os 15 pontos de embarque e desembarque terão passarelas de pedestres, bicicletário e rampas de acessibilidade. “O Expresso-DF será o primeiro sistema brasileiro completo de BRT, o Bus Rapid Transit”, ressaltou Tadeu Filippelli. “É a segunda maior obra do governo, atrás apenas do Estádio Nacional. É como se fizéssemos a extensão do metrô para várias regiões do DF”, comparou.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Gilberto Lopes, ficou satisfeito com as explicações sobre o Expresso-DF. “Um transporte urbano mais seguro, rápido e confortável vai refletir positivamente em nosso trabalho. Pois, com um transporte de qualidade, haverá menos carros nas ruas e, consequentemente, menos ocorrências para a corporação”, afirmou.

Prazos – Além das pistas e dos terminais, o Expresso-DF exige outras obras, como as do viaduto do Caub (Conglomerado Agrourbano de Brasília), a passagem inferior do Balão do Periquito e o retorno do Gama. Adequações na Rodoviária do Plano Piloto e em terminais e pistas já existentes também estão previstas, de acordo com Tadeu Filippelli. As obras do Eixo Sul estão em andamento e cerca de 30% concluídas.

A previsão é que o Eixo Sul seja entregue em um ano. Para o Eixo Norte, que ligará Sobradinho, Planaltina e Grande Colorado ao Plano Piloto, os projetos estão sendo elaborados, e a licitação para as obras deverá ocorrer em março de 2013. Já as obras do Eixo Oeste, a linha verde que ligará Taguatinga e Ceilândia ao centro de Brasília, devem ser licitadas ainda este ano.  “Vamos começar a mudar a cultura do brasiliense com um sistema de transporte público de verdade”, afirmou Filippelli.