17/11/2012 às 12:27, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Caminhada e pedalada pela paz no trânsito

Atividade será realizada no domingo (18) e integra programação do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito

Por Detran

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promove neste domingo (18), no Parque da Cidade, a Caminhada pela Paz no Trânsito. A atividade integra a programação do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado no terceiro domingo de novembro.

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e os Detrans de todo o Brasil farão ações simultâneas nos estados para lembrar dasvítimas. Igrejas e comunidades de todas as religiões estão convidadas a colocar em seus cultos e reuniões deste domingo as intenções em memória daqueles que tiveram suas vidas abreviadas de forma trágica e levar conforto aos familiares e amigos.

O Detran tem trabalhado para atingir as metas propostas pela ONU e pelo Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes no Trânsito (Pacto pela Vida), em especial a de estabilizar e reduzir em até 50% os acidentes de trânsito. Com esse objetivo, tem promovido diversas ações nas áreas de engenharia, educação e fiscalização de trânsito.

Dentre os resultados já alcançados nas vias do Distrito Federal destaca-se a redução de 16,3% no número de óbitos em acidentes de trânsito ocorridos no período de janeiro a outubro de 2012, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Também houve uma redução de 12,4% no número de acidentes fatais.

Outro dado relevante é a redução do número de atropelamentos. Em 2012 foi registrado o menor número de pedestres mortos no Distrito Federal, nos últimos 12 anos. O número de óbitos de pedestres em acidentes de trânsito sofreu uma redução de 25% em relação ao ano passado. Assim, o DF atingiu o índice de três mortos por 10 mil veículos, considerado aceitável pela ONU para os países em desenvolvimento.

Já podem ser observados avanços, porém, ainda há muito o que fazer. De janeiro a setembro deste ano 310 pessoas morreram em acidentes de trânsito no DF, entre crianças, jovens, adultos e idosos. Por isso, há a necessidade continuada de campanhas de educação de trânsito e conscientização da população para que ajam com mais responsabilidade, civilidade e gentileza no trânsito, gerando paz e segurança aos motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, promovendo uma convivência harmônica.

Confira a programação completa:

8h – Concentração atrás da Administração do Parque com a presença de órgãos parceiros e jogos educativos de trânsito;

10h – Início da Caminhada da Paz;

11h30 – Encerramento com apresentação teatral (peça Levando a Vida na Faixa);

12h – Lançamento dos balões em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito.