19/11/2012 às 20:51, atualizado em 12/05/2016 às 17:49

Paz no trânsito

Atividades, como a realizada no domingo (18) para lembrar das vítimas de acidentes, mostram resultados positivos como a redução do número de mortes em acidentes

Por Da Redação


. Foto: Ascom Detran/DF

O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e os departamentos de Trânsito (Detrans) de todo o Brasil realizaram ações simultâneas nos estados para lembrar das vítimas de acidentes de trânsito. Em Brasília, o departamento promoveu, domingo (18), no Parque da Cidade, a Caminhada pela Paz no Trânsito. A atividade integrou a programação do Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trânsito, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrado no terceiro domingo de novembro.

O Detran do Distrito Federal tem trabalhado para atingir as metas propostas pela ONU e pelo Pacto Nacional pela Redução dos Acidentes no Trânsito (Pacto pela Vida), em especial a de estabilizar e reduzir em até 50% os acidentes de trânsito. Para alcançar esse objetivo, tem promovido diversas ações nas áreas de Engenharia, Educação e Fiscalização de Trânsito.

O trabalho desenvolvido pelo Detran-DF apresenta resultado positivo. Levantamento do órgão mostram que, de janeiro a setembro de 2012, 310 pessoas perderam a vida em acidentes, o que significa queda de 16,3% em um ano. Também houve redução de 12,4% na quantidade de acidentes fatais.

O número corresponde, ainda, a três mortos para cada grupo de 10 mil veículos, taxa, que segundo o Detran, é considerada aceitável pela ONU. Em 2012, também caiu o número de atropelamento de pedestres. A queda, afirma o departamento, foi de 25% em relação ao ano passado.

Campanha – A partir das 8h do domingo foram distribuídas 500 camisetas da campanha para os participantes da caminhada e pedalada pela paz. Antes da atividade física, às 10h, foram promovidos debates, palestras e jogos de conhecimento sobre o trânsito. “O objetivo é lembrar das vítimas que morreram em função do trânsito, mas, principalmente, mudar o comportamento das pessoas”, explica o diretor de Educação no Trânsito, Marcelo Granja. Na manhã desta segunda-feira (19), o Detran finalizou a ação com a distribuição de balões na pista entre a Torre de TV e a Funarte.

Após o percurso de 2km de caminhada e pedalada, a equipe do Detran realizou apresentação teatral para reforçar os procedimentos de segurança. “A ideia foi trabalhar com os atores da vida real do trânsito”, afirma o diretor. Ao final da celebração, 500 balões de gás foram soltos em alusão às vidas perdidas. “O balão simbolizou a vida. Uma vez perdida, não volta mais. Como o balão quando é solto”, esclareceu Marcelo Granja.