20/11/2012 às 22:57, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

DF e Goiás unidos pelo desenvolvimento da Região Metropolitana de Brasília

Governador Agnelo Queiroz celebra com representante do Governo de Goiás acordo de cooperação técnica para incentivar o crescimento da região que abrange o DF e mais 10 municípios goianos. Medida foi assinada em evento promovido pela Codeplan, em parceria com a Casa Civil do DF

Por Da Redação


. Foto: Roberto Barroso

O governador Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, assinou nesta terça-feira acordo de cooperação técnica com o governo do Goiás. Esse foi o primeiro passo no planejamento integrado para promover o desenvolvimento da Região Metropolitana de Brasília. O evento marcou o encerramento do seminário “Perspectivas para o Desenvolvimento da Área Metropolitana de Brasília”, promovido pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), em parceria com a Casa Civil.
 

De acordo com o governador Agnelo Queiroz, a integração do GDF com o governo de Goiás garantirá a adoção de políticas públicas mais eficazes. “A solução dos problemas do DF deve passar pela integração das administrações que cuidam da região”, afirmou o governador. “Esse acordo vai permitir à Codeplan fazer a Pesquisa Metropolitana por Amostra de Domicílios (PMAD) e a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED). Com isso, teremos dados concretos da região para orientar as ações dos governos do DF, Goiás e federal”, completou.
 

Além de Agnelo Queiroz, assinaram o acordo o representante do governo de Goiás e secretário de Desenvolvimento do Entorno, André Clemente; o secretário-chefe da Casa Civil do DF, Swedenberger Barbosa; o secretário do Entorno do DF, Arquicelso Bites; e o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya. “O acordo idealiza uma nova forma de ação. As dificuldades sofridas pelos habitantes da região metropolitana não reconhecem barreiras geográficas”, declarou o secretário do Entorno de Goiás, André Clemente.
 

Seminário – Promovido pela Codeplan, o seminário reuniu representantes da sociedade, do GDF e do governo de Goías em busca de mais soluções para o desenvolvimento da Região Metropolitana de Brasília. O evento é vinculado à Secretaria de Planejamento e Orçamento do DF (Seplan), em parceria com a Casa Civil. “A intenção é fazer esse debate de forma periódica, porque mais discussões sobre as necessidades da região podem garantir mais soluções nessa área tão necessitada”, comentou o secretário do Entorno do DF, Arquicelso Bites.
 

A Área Metropolitana compreende, além do Distrito Federal, mais 10 municípios localizados no estado de Goiás (Planaltina, Formosa, Águas Lindas de Goiás, Padre Bernardo, Santo Antônio do Descoberto, Alexânia, Novo Gama, Valparaíso de Goiás, Cidade Ocidental e Luziânia).
 

Oportunidades – Foram debatidas no seminário as oportunidades para ampliação, modernização e diversificação da infraestrutura da Área Metropolitana de Brasília. Entre elas, melhorias da mobilidade urbana, que contemplariam as seguintes iniciativas: a extensão até Luziânia do projeto do Expresso Sul – que ligará Santa Maria e Gama ao centro de Brasília; o início da interligação da região ferroviária Norte-Sul; e a ampliação dos serviços dos transportes de carga para também serem utilizados por passageiros.

 

O secretário-chefe da Casa Civil, Swedenberger Barbosa, foi enfático ao explicar que os projetos devem ser estudados pelos governos do DF e Goiás, com apoio da União, devido à magnitude das obras. “É preciso estudar alternativas em conjunto, propor as soluções também em âmbito federal, que é uma instância superior ao GDF e Goiás”, recomendou o secretário.
 

O presidente da Codeplan, Júlio Miragaya, lembrou que um projeto para construir um gasoduto na Região Metropolitana seria uma alternativa para trazer a industrialização e geração de empregos no local, uma vez que a medida já foi utilizada em outras regiões brasileiras. “A principal causa do fosso econômico entre o DF e a Região Metropolitana é a falta de industrialização nessa última, o que levou à grande concentração de empregos na capital federal”, destacou Júlio Miragaya.