21/11/2012 às 14:20, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Ministra do STJ recebe título de Cidadã Honorária de Brasília

Governador do DF participa da sessão solene realizada na Câmara Legislativa

Por Da Redação


. Foto: Roberto Barroso

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado da primeira-dama, Ilza Queiroz, participou na noite desta terça-feira (20), no plenário da Câmara Legislativa, da sessão solene de outorga do título de Cidadã Honorária de Brasília à ministra Assusete Dumont Reis Magalhães, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A ministra tomou posse no STJ há três meses, quando ocupou a vaga aberta pelo ministro Aldir Passarinho Junior, que se aposentou em abril de 2011. “Grande parte da sua carreira se realizou no Distrito Federal. A ministra tem um carinho muito grande pela capital, e o título só veio confirmar esse sentimento. A homenagem é um reconhecimento à sua presença, comprometimento e competência”, destacou o governador Agnelo Queiroz.

Ao ser receber o título, Assusete lembrou sua trajetória em Brasília. “Já me considerava uma cidadã de Brasília e hoje sou uma mineira candanga. Essa cidade me envolveu com todas as nuances e cores nacionais. Aprendi a amar a identidade cultural desse povo”, destacou. A mineira de Serro está em Brasília há 19 anos.

Com 28 anos de magistratura, ela é a sétima mulher a ocupar uma cadeira no STJ. Iniciou a carreira como advogada, foi assessora jurídica do Ministério do Trabalho, procuradora do INSS e procuradora da República. Em 1993, chegou ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região e, 13 anos depois, ocupou a cadeira de presidente da Corte, no biênio 2006-2008. Foi a primeira mulher a presidir o tribunal.

Participaram da sessão solene o presidente do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, desembargador João de Assis Mariosi; a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do DF, Eunice Carvalhido; e o ministro do STJ Arnaldo Esteves Lima. A homenagem foi proposta pelo deputado distrital Dr. Michel, que presidiu a solenidade.