22/11/2012 às 20:17, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Governador comparece à posse de Joaquim Barbosa

O ministro Joaquim Barbosa assume a presidência do Supremo Tribunal Federal, e o ministro Ricardo Lewandowski é empossado como vice-presidente

Por Da Redação, com informações do Supremo Tribunal Federal


. Foto: Roberto Barroso

O governador Agnelo Queiroz participou nesta quinta-feira (22) da posse do ministro Joaquim Barbosa como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na solenidade, o ministro Ricardo Lewandowski também foi empossado como vice-presidente do STF e do CNJ.

Em seu discurso, o ministro Joaquim Barbosa ressaltou a importância da consolidação das instituições públicas no país nos últimos anos, o compromisso do Judiciário com a população e a valorização da independência do magistrado. “A noção de justiça é indissociável da noção de igualdade. Quando se associam justiça e igualdade, emerge o cidadão”, afirmou Barbosa.

Também estiveram na solenidade a presidenta da República, Dilma Rousseff; o procurador-geral da República, Roberto Gurgel; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, e o ministro do STF Luiz Fux, que fez pronunciamento em nome dos demais ministros do Supremo.

O ex-presidente do STF, Carlos Ayres Britto, que se aposentou na semana passada, ficou no Plenário ao lado de outros ex-ministros da corte, como Ellen Gracie, Cezar Peluso e Nelson Jobim. A cerimônia contou ainda com a presença dos presidentes da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e do Senado Federal, José Sarney, e de celebridades, como os atores Lázaro Ramos, Taís Araújo e Milton Gonçalves, o cantor Djavan, a apresentadora Regina Casé e o tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet.