23/11/2012 às 21:14, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Conselhão visita Estádio Nacional

Na data em que o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do DF completa um ano, alguns de seus integrantes foram conhecer os investimentos para as copas do Mundo e das Confederações

Por Evelin Campos, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

Integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal (CDES-DF) conheceram, nesta sexta-feira, o andamento das obras do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, e os investimentos para a Copa das Confederações, em 2013, e o Mundial de 2014. Presidido pelo governador Agnelo Queiroz, o Conselhão foi criado em novembro de 2011 para promover permanente debate entre governo e sociedade civil sobre políticas públicas para os próximos 50 anos.

O grupo é formado por 80 conselheiros, entre representantes do governo, empresários, líderes de movimentos sociais, intelectuais e personalidades. Desse total, 32 compareceram à visita, que teve palestras sobre as obras em andamento na cidade e os potenciais da Ecoarena. “Ao construir um estádio moderno, sustentável e multiuso, Brasília está subindo para um novo patamar”, destacou o secretário Extraordinário da Copa em Brasília, Claudio Monteiro, que recebeu os visitantes acompanhado do coordenador da Secretaria Extraordinária da Copa em Brasília, Sérgio Graça.

O conselheiro e coordenador-geral da Central Única de Favelas do Distrito Federal (Cufa-DF), Max Maciel, destacou o legado econômico, esportivo e cultural do Estádio Nacional para o DF. “Vamos continuar nosso trabalho, pensando em transporte público, saúde, esporte e cultura dentro de uma logística mais ampla.”

O secretário de Governo, Gustavo Ponce, ressaltou a importância do Conselho, responsável pelo debate de temas como Saúde, Transporte, Educação, Desenvolvimento Econômico e Combate às Desigualdades Sociais. “Essa visita também comemora um ano de criação do Conselhão, que é um marco na gestão participativa”, afirmou. “Estamos aqui pela discussão de ações para um DF melhor”, apontou Gustavo Ponce, que também é secretário-executivo do Conselho.

O Conselhão – O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Distrito Federal foi instituído em 23 de novembro de 2011 para fortalecer a gestão democrática e criar um espaço para o debate de políticas públicas. Idealizado pelo governador Agnelo Queiroz, o Conselhão realiza reuniões para debater, em grupos de trabalho, áreas prioritárias para o desenvolvimento do DF.

quadro-aspas