28/11/2012 às 11:05, atualizado em 17/05/2016 às 14:36

Cruzeiro completa 53 anos com mais revitalizações

Na série semanal de entrevistas com administradores regionais, a AGÊNCIA BRASÍLIA conversa com o administrador Antônio Sabino, que detalha as ações de revitalização feitas na cidade para melhorar a qualidade de vida dos moradores

Por Da Redação


. Foto: Brito

Nesta sexta-feira (30) o Cruzeiro comemora seu 53º aniversário, uma marca histórica no Distrito Federal. O administrador da cidade, Antônio Sabino Vasconcelos, fala das iniciativas já realizadas na sua gestão para revitalizar o local e das comemorações na região administrativa, que possui mais de 36 mil moradores. “O foco do nosso trabalho é a revitalização da área urbana e o paisagismo, para garantir melhor qualidade de vida e segurança aos moradores”, destacou Sabino.
 

O Cruzeiro é considerado uma das cidades pioneiras do DF, construída entre 1958 e 1959. A região administrativa encontra-se na poligonal tombada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) há 25 anos. Além do traçado dos dois eixos que consagraram a proposta de urbanização de Brasília, a cidade foi o único núcleo urbano previsto por Lucio Costa, dentro do projeto vencedor do Plano Piloto da nova capital.
 

Qual o maior presente da cidade nesse 53º aniversário?
 

O grande projeto foi a revitalização do calçadão abandonado da Avenida das Mangueiras, que liga o Cruzeiro Novo ao Velho. Estamos agora recuperando o serviço de paisagismo. A calçada é toda feita com bloquetes ecológicos e possui agora acessibilidade para idosos e pessoas com necessidades especiais. A via também recebeu postes para uma completa iluminação. Essa obra valorizou a cidade e deu mais segurança aos moradores, que agora já podem andar por lá.
 

Existe uma tradição de comemorações do aniversário da cidade?
 

Amanhã (29), teremos o Baile da Cidade, com a coroação da rainha da terceira idade. Depois vem o corte do bolo à meia noite para celebrar mais um ano de existência. É um baile tradicional, feito há anos, e aberto a toda a população.
 

O que foi realizado na atual gestão para melhorar o cotidiano da população do Cruzeiro?
 

O trabalho mais intenso foi a revitalização na área urbana da cidade e no paisagismo, com mais jardins. Promovemos recuperação das praças públicas e de calçadas, instalação de iluminação pública e de mais academias, roçagem e pintura dos parques infantis.
 

Como a parceria com o GDF contribuiu para essa revitalização?
 

Procuramos estreitar a parceria com os órgãos do GDF, como a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e o Serviço de Limpeza Urbana do DF (SLU). Foi uma ação institucional, articulada e organizada desde o primeiro momento, em que pouco se gastou com licitações e investimentos diretos, porque atuamos muito na articulação de vários segmentos que atendem a cidade.
 

Quais são os próximos projetos para o Cruzeiro?
 

Um dos projetos futuros é uma ciclovia para a cidade. Estamos em fase de planejamento do orçamento. Recuperar as áreas de centros esportivos, revitalizar a Feira Permanente e os becos do Cruzeiro Velho também são prioridades. Pretendemos limpar todos os becos, colocar mais iluminação, terminar a construção de dois Pontos de Encontro Comunitário (PECs) e fazer mais uma praça do povo.
 

E quais são os planos para a cidade em 2014?
 

Para 2014 queremos integrar o Cruzeiro à coordenação da Copa do Mundo. Fazer da cidade um ponto de apoio durante o evento esportivo, já que ela está muito perto do Plano Piloto. Temos todas as estruturas aqui: quadras de esporte, ginásios, centros culturais, bibliotecas e gastronomia variada.
 

Programação de aniversário

28 de novembro

19h30 – Sessão solene da Câmara Legislativa do DF na Associação Recreativa Unidos do Cruzeiro (Aruc)

29 de novembro

20h – Baile da Cidade, com coroação da rainha da terceira idade, no salão da Igreja Santa Terezinha, aberto ao público. Também será feito o corte do bolo à meia noite, comemorando o aniversário da cidade no dia 30 de novembro.