30/11/2012 às 22:25

Brasilienses comemoram o Dia do Evangélico

Shows e Fórum de Cultura Gospel do Distrito Federal integraram os eventos de celebração

Por Cinara Lima, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

Além da motivação religiosa, o dia ensolarado favoreceu os brasilienses que saíram de casa para participar da festa na Esplanada dos Ministérios, em comemoração ao Dia do Evangélico, nesta sexta-feira (30).

De acordo com o assessor especial do GDF, Wenderson Monteiro, o último levantamento da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), de 2011, aponta aumento significativo no número de evangélicos no DF. “Das 15 maiores regiões administrativas do DF, foi registrado um crescimento de 11% no número de pessoas que se apresentaram como evangélicas. O governo tem como uma das suas ações promover todo tipo de expressão cultural, seja ela cristã, afrodescendente, católica ou espírita”, afirmou Monteiro.

O assessor do GDF lembrou ainda que no aniversário de Brasília deste ano o governo realizou um dia com eventos de expressões culturais diversas, como rock e gospel. “O governo não faz nenhum tipo de distinção”, acrescentou.

Os shows musicais das bandas 321, Renovo e dos cantores Karen Numan  e Waguinho encantaram e emocionaram as cerca de 4 mil pessoas que prestigiaram as apresentações no gramado da Esplanada, na tarde desta sexta-feira. A expectativa da Polícia Militar é que 10 mil pessoas passem pela Esplanada até o último show, que tem previsão de encerramento à meia-noite.

A festa segue até amanhã no gramado da Esplanada dos Ministérios. A programação conta com 25 atrações, com destaque para Trazendo a Arca, que se apresenta amanhã (1º de dezembro). Os shows são gratuitos e a classificação etária é livre.

Fórum – Além da festa organizada pela Secretaria da Cultura na Esplanada, o Dia do Evangélico contou com mais um evento. Foi realizado na manhã de hoje o I Fórum de Cultura Gospel do Distrito Federal, no restaurante Pampulha, no Setor de Clubes Sul. O objetivo do fórum foi trazer uma reflexão do papel da comunidade evangélica e do GDF na relação entre as duas partes.

Confira a programação:

1º/12

15h/16h: Daniel Magalhães / Xote Santo
16h/17h: Ana Quesia
17h/18h: Clovis Ribeiro
18h/19h: Junior Neguebe
19h/20h: Louva Deus
20h/21h: Provérbio X
21h/22h: Jotta A
22h/23h: Kleber Lucas
23h/00h: Trazendo a Arca