01/12/2012 às 14:50, atualizado em 12/05/2016 às 18:15

Seleção Brasileira enfrentará o Japão na abertura da Copa das Confederações em Brasília

Jogo de estreia será no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, às 16h, em 15 de junho de 2013. O governador Agnelo Queiroz, anfitrião da partida, acompanhou o sorteio em São Paulo

Por Secretaria de Comunicação Social


Governador apresentou carta de candidatura de Brasília para sediar congresso médico da FIFA em 2014
Governador apresentou carta de candidatura de Brasília para sediar congresso médico da FIFA em 2014. Divulgação/FIFA

A Seleção Brasileira de Futebol abrirá a Copa das Confederações, em 15 de junho de 2013, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garricha, contra o Japão. O adversário do Brasil foi definido hoje (1º), durante sorteio realizado pela FIFA e pelo COL (Comitê Organizador Local), em São Paulo. O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhou o evento ao lado da presidenta da República, Dilma Rousseff; do ministro do Esporte, Aldo Rebelo; do presidente da FIFA, Joseph Blatter, e do presidente do COL e da CBF, Jose Maria Marín. Representantes das demais cidades-sede e técnicos das oito seleções participantes também compareceram.

“O grupo do Brasil tem seleções fortes. E o Japão é uma seleção que merece o nosso respeito. Mas o mais importante é que a festa será brasileira. Estamos ansiosos pelo jogo de estreia da Seleção no nosso Mané Garrincha”, afirmou Agnelo Queiroz.

Brasil e Japão serão as primeiras seleções mundiais a jogarem na Copa das Confederações. Abrem uma das edições mais disputadas do torneio. Além do time pentacampeão e do asiático, participam a Espanha, atual campeã do mundo, e outros seis campeões continentais. A Copa das Confederações será realizada de 15 a 30 de junho do próximo ano, em seis cidades-sede (Brasília, Recife, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro).

Congresso médico – Pouco antes do sorteio, o governador Agnelo Queiroz entregou aos presidentes da FIFA, Joseph Blatter, e do COL e CBF, Jose Maria Marín, carta que formalizou a candidatura de Brasília à sede do FIFA Medical Care Conference. O evento precede a Copa do Mundo de 2014 – será realizado em maio do mesmo ano – e reúne as equipes médicas responsáveis pelo acompanhamento dos jogadores e pelos exames (como o antidoping) aos quais os competidores são submetidos.

“Estamos certos de que nossa cidade é o único destino onde os participantes podem encontrar e combinar a excelência da natureza com vasta infraestrutura para eventos corporativos e esportivos”, destacou o governador ao formalizar a candidatura brasiliense.

Durante a passagem por São Paulo para participar do sorteio e das agendas que o antecederam, Agnelo Queiroz se reuniu com os representantes da FIFA, do COL e das demais cidades-sede, levando uma boa notícia: as obras do estádio acabam de alcançar 84% de sua execução.

Estande –A divulgação de Brasília também ocorreu, nos últimos dois dias, no estande montado pelo Governo do Distrito Federal em São Paulo. No espaço, atletas, dirigentes e jornalistas de todo o mundo puderam conferir imagens de Brasília e receber informações detalhadas sobre os pontos turísticos da cidade, especialmente o Estádio Nacional de Brasília.

Em visita ao estande, o técnico da Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari, elogiou o estádio e falou de sua expectativa para a estreia canarinha na capital federal. “Brasília tem um dos estádios mais bonitos para essas Copas (Confederações e do Mundo). Os olhos de todo o mundo estarão voltados para a capital. Imagino que vai ser uma bela estreia da nossa Seleção no Estádio Nacional Mané Garrincha”, afirmou Felipão.

TORNEIO DISPUTADO
Confira os resultados do sorteio da FIFA para a Copa das Confederações

GRUPO A: Brasil, Japão, México e Itália

GRUPO B: Espanha, Uruguai, Taiti e campeão africano

Primeira rodada

Partidas

Locais

Brasil x Japão

Brasília – 15 de   junho, às 16h, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha

México x Itália

Rio de Janeiro

Espanha x Uruguai

Recife

Taiti x   Representante Africano

Belo Horizonte