06/12/2012 às 19:27, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

Sebrae entrega prêmio Mulheres de Negócio no DF

Primeira-dama participa do evento que selecionou três empreendedoras para representar o Distrito Federal na etapa nacional do concurso

Por Marôa Pozzebom, da Secom


. Foto: Mary Leal

Desde 2004, o Prêmio Sebrae Mulher de Negócio vem revelando histórias de superação no ambiente das micro e pequenas empresas de todo o Brasiladministradas por mulheres. Nesta 9º edição do evento, o DF registrou a participação de 220 empreendedoras durante o período de março a agosto deste ano. A premiação contou com a presença da primeira-dama do DF, Ilza Queiroz, e da secretária de Estado da Mulher, Olgamir Amancia, que entregaram os troféus às três empreendedoras mais bem classificadas entre as dez finalistas. As três premiadas irão representar o DF na etapa nacional do concurso, que ocorre em março de 2013 em Brasília.
 

Durante o evento, a primeira-dama ressaltou como as políticas públicas do governo Agnelo voltadas para as mulheres têm sido exemplo para todo o Brasil quando se trata de garantia dos direitos da mulher. Exemplo disso, foi a assinatura do protocolo de intenções entre a Secretaria da Mulher e a Caixa Econômica Federal. A ação apoia o empreendedorismo feminino e a geração de trabalho e renda por meio do Microcrédito Produtivo Orientado.
 

“O governador Agnelo tem priorizado as políticas públicas para a mulher no DF, porque acredita que, com a emancipação e o empoderamento delas, seremos um país de primeiro-mundo”, destacou a primeira-dama.
 

O principal objetivo do prêmio é incentivar o empreendedorismo feminino, fazendo com que outras mulheres, ao ouvirem esses relatos, fiquem motivadas a investir no mercado. Mas a novidade deste ano é a nova categoria de Empreendedora Individual, modalidade que se fortalece no Brasil e amplia as oportunidades para todos os microempreendedores do Brasil e, assim, aumenta a sua formalização, assegurando acesso a crédito, à aposentadoria e, sobretudo, à cidadania.
 

Segundo o diretor superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Distrito Federal (Sebrae-DF), Antônio Valdir Oliveira Filho, a importância do prêmio e o número crescente de participantes ajudam a consolidar e reconhecer o papel da mulher empreendedora à frente dos pequenos negócios no país. “O potencial econômico do empreendedorismo feminino brasileiro é significativo. Pesquisa recente aponta que há cerca de 6,4 milhões de empreendedoras no país, o que representa 46% do total de empreendedores brasileiros”, ressaltou.
 

Classificação – Na categoria Pequenos Negócios, o prêmio ficou com Agda Oliver. Já a Associação Candanga, representada pela presidenta Maria Aparecida Brandão, foi a vencedora na categoria Negócios Coletivos. Rosa Alves levou o troféu de Empreendedora Individual. Elas representaram, respectivamente, as empresas Oficina Meu Mecânico, Associação Arte Candanga e Baketsu Sushi. Todas receberam troféu e um selo de premiação que poderá ser utilizado em seus produtos e na hora de negociar com os fornecedores.