11/12/2012 às 16:13

Aeroporto de Brasília será centro de desenvolvimento econômico

Governador Agnelo Queiroz vistoriou o terminal e assistiu a uma apresentação do Consórcio Inframérica sobre as obras que serão executadas para a Copa do Mundo de 2014 e o pós-Copa

Por Evelin Campos, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, acompanhado do ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, visitou nesta terça-feira (11) as obras do Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek. As melhorias estão sendo feitas nos 13 aeroportos que serão utilizados na Copa do Mundo de 2014. Em Brasília, o investimento total será de R$ 2,85 bilhões, sendo R$ 750 milhões em obras que serão entregues até o Mundial.

Antes de vistoriar a reforma e ampliação do pátio, o governador assistiu a uma apresentação sobre o conjunto de obras que será executado pelo Consórcio Inframérica, formado por Infraero, Infravix e Corporación America. As mudanças vão melhorar os serviços prestados e aumentar a capacidade do aeroporto, que hoje é o 3º mais movimentado do país, com fluxo de mais de 15 milhões de passageiros por ano.

“A reforma e a ampliação do aeroporto são estratégicas para o desenvolvimento econômico de Brasília. Ele mudará de conceito e se tornará um importante centro comercial da cidade, se consolidando como hub (concentrador de voos) nacional”, destacou Agnelo Queiroz. “Para isso, tomaremos medidas de infraestrutura para dar suporte a esse crescimento. Elas incluem transporte público e um segundo acesso para aprimorar a mobilidade”, completou.

Entre as melhorias previstas estão a construção de 15 novas posições de embarque, reformas nos terminais e nas pistas de decolagem, e ampliação do estacionamento para 3 mil vagas. Além disso, o local terá a maior sala VIP da América Latina, com diversos serviços para os passageiros. “Nosso objetivo é que todos saiam daqui satisfeitos com o conforto oferecido”, afirmou o vice-presidente do consórcio, Antônio Droghetti.

O ministro Wagner Bittencourt ressaltou a importância das obras do aeroporto de Brasília, que terá sua capacidade ampliada para 20 milhões de passageiros durante a Copa. “Esse será o aeroporto central da América Latina. As obras precisam de planejamento, já que serão executadas com o aeroporto em funcionamento, e isso está sendo feito. Tenho certeza que Brasília terá um aeroporto moderno, que atenderá muito bem não apenas durante os eventos, mas no dia a dia”, enfatizou. Os investimentos totais na reforma e ampliação do aeroporto vão aumentar a capacidade para 41 milhões de passageiros nos próximos 20 anos.

Potencial para crescer – O Aeroporto Internacional de Brasília é um dos principais do Brasil e da América Latina. A localização geográfica favorece o terminal, que recebe e distribui mais de 400 voos diariamente. O aeroporto oferece voos para 44 destinos em todas as regiões do país. Para o exterior, opera sete voos diretos: um para Portugal (Lisboa), três para os Estados Unidos (um para Atlanta e dois para Miami), um para o Peru (Lima), um para o Uruguai (Montevidéu) e um para o Panamá. Há, ainda, um voo com escala para Rosário, na Argentina, e um voo charter (previamente reservado) para Aruba, no Caribe.