16/12/2012 às 11:55, atualizado em 17/05/2016 às 14:35

Arquitetura de luz inédita em Brasília

Na série de entrevistas da AGÊNCIA BRASÍLIA, o secretário de Cultura, Hamilton Pereira, destacou a inauguração, nesse sábado (15), do primeiro Abraço de Luz da capital federal, que foi acompanhado da homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, que completaria 105 anos nesse dia. De acordo com o secretário, o grande espetáculo de luz e cores na Fonte Luminosa da Torre de TV, com projeções na água de fotos do Niemeyer e suas principais obras, encantou os brasilienses.

Por Cinara Lima, da Agência Brasília


. Foto: Brito

Neste segundo Natal da atual gestão, o GDF preparou ampla programação com 150 apresentações de cantatas itinerantes e de tradicionais corais como Madrigal da UnB, Cantus Firmus, Canto Vivo, Sarazate e Ecumênico do Templo da Boa Vontade. O secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira, ressaltou que os grupos mostrarão a beleza do canto natalino em locais como estações do metrô, rodoviárias do Plano Piloto e Interestadual, até o próximo dia 23 de janeiro. Toda a programação natalina prossegue até 6 de janeiro de 2013 com apresentações da Folia de Reis.
 

O GDF inaugurou o Abraço de Luz nesse sábado. Fale um pouco do espetáculo.
 

Por iniciativa do governador Agnelo Queiroz, o GDF recebeu um reforço na programação natalina que foi o belíssimo Abraço de Luz, ontem, na Torre de TV. Na ocasião, fizemos uma homenagem ao arquiteto Oscar Niemeyer, que completaria 105 anos nesse dia. O Coro Lírico de Brasília leu cartas de autoria do arquiteto e foi muito emocionante, assim como a performance da bailarina acrobata naquela esfera voadora. A tecnologia para projetar na água as fotos do Oscar Niemeyer, e das suas principais obras na capital, também emocionou muito as pessoas.
 

Esse espetáculo foi inédito na capital federal?
 

Sim. Outras cidades do mundo como Paris, na França, Istambul, na Turquia, e Madrid, na Espanha, além das brasileiras Gravatá (PE), Curitiba (PR) e Rio de Janeiro (RJ), já receberam essa arquitetura de luz. Em Brasília, é a primeira vez. Isso é importante porque a gente associa o talento que a cidade acumulou, e que se expressa por meio dos artistas locais nesta bela homenagem ao nosso Oscar Niemeyer. Foi uma belíssima apresentação. O Abraço de Luz ficará aceso de 20h até meia-noite até o dia 6 de janeiro. Na noite de Natal ficará até as duas da manhã. Quem executa essa arquitetura de luz é o italiano Valerio Festi. Em 2010, Niemeyer pediu a ele que projetasse um espetáculo para a capital. Para executar o trabalho, Festi se inspirou nas curvas da arquitetura de Niemeyer, conhecidas em todo mundo.
 

Além do Abraço de Luz, a secretaria preparou uma programação especial. Me fale sobre o roteiro de atrações natalinas?
 

Em primeiro lugar, o mais importante é que o governo Agnelo Queiroz, neste segundo Natal de sua gestão, deseja abraçar todas as cidades do DF e, para isso, está utilizando o talento e a sensibilidade de artistas de Brasília. As 150 apresentações de cantatas programadas no DF começaram no dia 11 deste mês. As cantatas itinerantes são realizadas em espaços públicos como estações de metrô, rodoviárias do Plano Piloto e Interestadual, praças e regiões administrativas. O objetivo é fazer com que a população se sinta acolhida pelo governo e que o GDF envie uma mensagem de paz, harmonia e busca de soluções para os grandes problemas que nos desafiam. Não posso deixar de destacar a contribuição dos corais Madrigal da UnB, Cantus Firmus, Canto Vivo, Sarazate e Ecumênico do Templo da Boa Vontade. Todos esses grupos foram se constituindo, ao longo dos últimos anos, como referência carinhosa para as festas natalinas no DF. As cantatas itinerantes seguem até o dia 23. Depois teremos uma programação especial nos dias 24 e 25. Já entre os dias 26 de dezembro e 6 de janeiro teremos apresentações musicais de grupos tradicionais da Folia de Reis.
 

Como andam os preparativos para a festa da virada do ano na Esplanada dos Ministérios?
 

A tônica é esta: estamos trabalhando com empenho, como temos feito no nosso mandato, convidando atrações de Brasília e de fora. Vamos ter duas concentrações importantes na virada, que serão na Esplanada dos Ministérios e na Prainha, com participação de artistas daqui e convidados. Adianto que o momento da virada será uma grande homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, com a apresentação de Dominguinhos e participação de outros artistas. Estamos em fase de contratação de atrações como Banda na Lata, Bateria da Virada, um sambão com Renata Jambeiro, Dhi Ribeiro, Tereza Lopes e Ana Cristina, a dupla sertaneja Fernando e Sorocaba, além de outras surpresas. Queremos mostrar para o país que Brasília é a capital de todos os brasileiros e acolhe todos os ritmos produzidos no Brasil, como samba, rock, sertanejo. Esta é a cidade da tolerância, do respeito às diferenças. É a cidade da cultura libertária e por isso busca acolher esta diversidade cultural que o Brasil nos oferece, para que a gente possa iniciar o ano em uma perspectiva universalista, de generosidade e de paz.

Fale um pouco da 2º Etapa da Consulta Pública “O FAC que queremos”. Como será esse debate sobre o novo decreto do Fundo de Apoio à Cultura?
 

Ele já começou. A consulta está em curso. Fizemos a abertura com a colaboração do Olívio Dutra, que foi ministro das Cidades no governo Lula, prefeito de Porto Alegre, governador do Rio Grande do Sul, e é um homem que se mistura com a história da participação social. Tivemos um diálogo muito proveitoso com ele e abrimos o debate que terá continuidade com o calendário de encontros, que prepara também a Conferência de Cultura. É um esforço em fazer com que a sociedade seja ouvida para atualizar nossa oferta de serviços e bens culturais. A sociedade também é responsável pela construção das políticas públicas de Cultura. Não é uma política definida apenas pelo Estado, precisa da participação da sociedade civil.
 

Como está a elaboração do sistema de Cultura do DF?
 

Na última quinta-feira, estivemos reunidos com a ministra da Cultura, Marta Suplicy, e com o governador Agnelo Queiroz. Nesse encontro, um dos temas tratados foi a adesão do DF ao Sistema Nacional de Cultura. Outros estados já aderiram e a formalização da adesão do Distrito Federal está prevista para o início de 2013. Ao mesmo tempo, vamos estabelecer o debate para construir o Sistema de Cultura do DF.

Clique aqui e confira a programação

Mais informações