18/12/2012 às 13:00

GDF investe em qualidade de vida

Os projetos Brasília, Cidade Parque e Ciclofaixas do Lazer Monumental são exemplos de ações do governo voltadas à saúde e ao bem-estar da população

Por Agência Brasília

Na edição desta terça-feira (18) do programa de rádio Conversa com o Governador, Agnelo Queiroz destaca ações do GDF direcionadas à saúde e à qualidade de vida. Ele detalha o projeto Ciclofaixas do Lazer Monumental, lançado neste domingo (16), com o objetivo de incentivar o uso da bicicleta. “A partir do dia 15 de janeiro do ano que vem, aos domingos e feriados, uma faixa do Eixo Monumental será exclusiva para as bicicletas”, afirma o governador.

Ele explica que a Ciclofaixa integra o projeto de Mobilidade Urbana, que tem como objetivo construir 600km de ciclovias em todo o Distrito Federal até 2014.

No bate-papo com o jornalista Carlos Campbell, Agnelo Queiroz fala sobre os esforços do GDF para tornar Brasília uma cidade mais verde e sustentável, a exemplo do projeto Brasíla, Cidade Parque, que tem como objetivo a revitalização e a implantação de parques no DF.

No sábado (15), o governador determinou o início das obras de revitalização do Parque Ecológico do Cortado, em Taguatinga. “Com esse parque, já são 26 em processo de revitalização, sendo que alguns já foram inaugurados. A previsão para o Parque do Cortado é investir R$ 5 milhões e as obras devem terminar em julho do ano que vem. A meta do Brasília, Cidade Parque é revitalizar e ativar parques e mais 22 unidades de preservação ambiental até 2014”, destaca Agnelo Queiroz.

Ele lembra que essa é uma ação para recuperar a concepção de Lucio Costa, o urbanista que planejou Brasília. “A ideia era justamente essa: implantar parques e unidades de conservação. Estamos resgatando esse sonho e decidimos agir em parceria com instituições públicas e privadas”, completa.

Outro assunto é a Carreta da Mulher, que estava em Samambaia, onde realizou quase 3 mil exames, e agora estacionou no Guará, onde fica até 4 de janeiro, no Centro de Saúde 01, ao lado do Hospital Regional, das 7h às 17h.

O programa – O Conversa com o Governador conta com a parceria da Secretaria de Cultura, que o transmite pela rádio Cultura FM (100,9) às 7h, com retransmissões às 9h, 12h e 18h30. Criado pela Secretaria de Comunicação Social, o programa tem duplo desafio: estreitar o diálogo com a população e prestar contas das ações adotadas pela atual gestão do GDF para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e conferir excelência aos serviços públicos.

Entre os temas já abordados estão transparência, agricultura, saúde, segurança pública, Copa do Mundo de 2014, Copa das Confederações, transporte, internet banda larga, servidores públicos, valorização dos idosos, cultura, habitação, educação, cuidados com a infância, criação de parques no Distrito Federal, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Entorno, regularização fundiária, Política de Resíduos Sólidos, modelo de transporte público do DF, políticas de atenção à mulher, participação popular, programa Brasília, Cidade Parque e preservação do meio ambiente.