20/12/2012 às 12:40, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

DFTrans entregará novos abrigos para passageiros

Até o fim de janeiro, 476 novos abrigos serão instalados em 24 cidades do Distrito Federal. Desses, 360 pontos já estão com as localidades definidas

Por DFTrans


. Foto: Divulgação/DFTrans

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), em trabalho junto às administrações regionais, definiu as localidades que vão receber as novas paradas de ônibus de concreto, com durabilidade de até 25 anos. A previsão é que, até o final de janeiro, 476 novos abrigos serão instalados em 24 regiões administrativas do Distrito Federal. Desse total, 360 pontos já tem locais definidos.

A instalação vai diminuir a carência de paradas de ônibus em todo o DF. Os recursos para cobrir as despesas das obras foram orçados em cerca de R$ 6,2 milhões. O primeiro abrigo já foi entregue em novembro deste ano, no Instituto Federal de Brasília (IFB), localizado em Samambaia. A previsão é que até o final de 2013, todas as cidades do DF recebam os novos abrigos.

O DFTrans também prevê a assinatura de novos contratos para reforma e adaptação de pontos já existentes, para atender pessoas com necessidades especiais, por meio de novo processo licitatório. Atualmente, o Distrito Federal conta com 4.316 pontos de ônibus.

Opções – Conforme o planejamento do DFTrans, lançado no projeto básico, há quatro modelos de abrigos de passageiros: padrão DFTrans; com biblioteca; com acomodação para cadeirantes, e outro com biblioteca e acesso para pessoas com deficiência.
 

O número de abrigos, de acordo com as previsões nos cadastros do DFTrans, pode aumentar ou diminuir segundo a previsão de novos itinerários e novos estudos técnicos.