20/12/2012 às 21:29

Secretarias da Criança e de Segurança Pública capacitam 45 agentes

Formação pretende impedir fugas de socioeducandos em deslocamentos e assegurar a integridade física dos internos

Por Secretaria de Segurança Pública

As secretarias da Criança e de Segurança Pública realizam nesta sexta-feira (21), a partir das 16h, a solenidade de encerramento do 1º Curso de Capacitação do Grupo de Apoio Operacional (GAO), na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). Esta é a primeira turma a ser capacitada pelo Governo do Distrito Federal para atuar exclusivamente nos deslocamentos de adolescentes e crianças em conflito com a lei.
 

O GAO é um grupo técnico preparado para desenvolver funções com habilidade, inteligência e planejamento. Foram capacitados 45 Agentes de Reintegração Social (ATRS), com o objetivo de aprenderam técnicas para impedir a fuga de socioeducandos durante deslocamentos. Também devem assegurar a integridade física dos internos, de forma a evitar agressões de grupos rivais.
 

Realizado em duas turmas, o 1º Curso GAO teve carga horária de 80 horas/aula com as seguintes disciplinas: Reintegração Social, Ética no Serviço Público, Rádio Comunicação, Gerenciamento de Crises, Socorros de Urgências, Noções de Combate a Incêndio, Defesa Pessoal, Planejamento Operacional e Direção Operacional. Os servidores também passaram por avaliação escrita.
 

O curso atende às deliberações instituídas pela Portaria 19, da Secretaria da Criança, publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) em 19 de outubro de 2012, como uma das ações em comemoração ao Mês da Criança. A Secretaria de Segurança Pública cedeu instalações para o curso e instrutores que passaram aos alunos sua experiência em situações de crise e conhecimentos táticos operacionais.