21/12/2012 às 11:45

Atenção Domiciliar atende 1.050 pacientes no DF

O programa, que passou de 14 equipes no ano passado para 16 neste ano, oferece assistência médica e nutricional, fisioterapia e enfermagem

Por Secretaria de Saúde

Pacientes crônicos, com longo histórico de internação hospitalar, ganham qualidade de vida, graças ao Programa de Atenção Domiciliar. Por meio desse trabalho, 1.050 famílias têm a chance de cuidar de um parente acamado e com ele conviver, sob a supervisão e acompanhamento das equipes do programa.

Sair do ambiente frio e isolado dos hospitais e poder ser tratado em casa proporciona uma melhora tanto para o paciente quanto para a família. É o que afirma a subsecretária de Atenção Primária (SAPs), Rosalina Aratani Sudotanto. “É um programa muito humano, que oferece ao paciente e à família a oportunidade de convivência”, conclui.
 

A subsecretária ressalta que o programa, além de trazer benefícios e qualidade de vida para pacientes e familiares, também permite a liberação de leitos para novas admissões. De acordo com Rosalina, a Atenção Domiciliar acompanha 1.050 pacientes, que estabeleceram vínculo e ligação com as equipes.
 

O programa, que passou de 14 equipes no ano passado para 16 neste ano, sendo dez completas, oferece assistência médica e nutricional, fisioterapia e enfermagem. Como a demanda ainda é alta, para 2013 a meta, segundo a subsecretária, é a formação de mais equipes complementadas com alguma especialidade.