Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
04/01/2013 às 12:10
Medidas como o Acolhimento e Classificação de Risco (ACR) e adaptações no trabalho do quadro de pessoal aceleram e melhoram atendimento
Uma série de mudanças realizadas no pronto-socorro do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) já apresentam resultados positivos. Com o objetivo de acelerar o atendimento e reduzir o tempo de espera por consultas, pacientes menos graves – com base no Acolhimento e Classificação de Risco (ACR) – agora são encaminhados para o ambulatório da unidade.
De acordo com o ACR utilizado para avaliar os usuários que chegam ao hospital, a ordem do atendimento deve ser determinada pela gravidade do caso. Esse método permite identificar quais pacientes precisam de atendimento prioritário e aqueles que podem esperam mais tempo.
A classificação de cada um dos casos é feita por meio de cores. Os casos mais complexos recebem classificação amarela ou vermelha, e os menos graves, identificados pelas cores azul ou verde, são encaminhados para o ambulatório de Santa Maria.
O quadro de profissionais do hospital também passou por um processo de análise para que as escalas, em especial a dos médicos, fossem readaptadas às necessidades da unidade de saúde. Após a redistribuição do fluxo de serviços, foi possível resolver pendências de pessoal, permitindo encaminhar os profissionais disponíveis para os lugares certos e nos horários mais convenientes para a melhoria do atendimento.
Outra medida importante foi o reforço na equipe de enfermagem a partir da concessão de uma carga horária maior aos interessados em dedicar mais tempo ao atendimento hospitalar. Muitos profissionais aceitaram a proposta, e com isso existe hoje uma maior cobertura. Além disso, o número de horas extras mensais utilizadas pelo HRSM caiu drasticamente, o que também se reflete em economia para os cofres públicos.
O ambiente proporcionado pela equipe de trabalho aos usuários foi igualmente elencado como prioridade para a equipe de gestão atual, que estabeleceu uma série de novas rotinas relacionadas à limpeza, não só do pronto-socorro, mas de todos os setores do hospital, tornando a estrutura física mais acolhedora, confortável e segura.
Outra mudança importante foi o estabelecimento de práticas profissionais por todos os componentes do serviço de saúde rumo a um atendimento cada vez mais humanizado. Esse tipo de atendimento busca uma assistência diferenciada e com mais sensibilidade no atendimento da rede pública. As posturas profissionais são capazes de melhorar a qualidade e a eficácia da atenção direcionada aos usuários do hospital, além de trabalhar com os servidores um conceito de assistência à saúde que valorize a vida humana e a cidadania.