07/01/2013 às 10:17, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

DFTrans instala 490 novas paradas de ônibus no DF

Obras beneficiam moradores de 27 regiões administrativas

Por Da Redação


. Foto: Lula Lopes

O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) ganhará 490 novos abrigos para passageiros em 27 regiões administrativas do DF. A medida busca oferecer maior conforto aos cidadãos que utilizam o transporte público. A durabilidade das novas paradas, feitas em concreto, é de até 25 anos. O investimento previsto é de aproximadamente R$ 6,2 milhões.
 

De acordo com o diretor-geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella, a ação pretende suprir parte da carência de 2 mil novos pontos de ônibus no DF. “Nossa meta é zerar esse déficit no período 2013 e 2014”, define Campanella. “A medida representa um fator importante para quem precisa se proteger da chuva e do sol enquanto espera o ônibus”, completa.
 

As obras dos novos abrigos para passageiros já foram concluídas em Ceilândia, Gama, Santa Maria, Recanto das Emas, Taguatinga, Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) e Riacho Fundo I e II, que receberam, juntas, 163 abrigos. Os serviços estão em andamento em Águas Claras, Brazlândia, Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA), Vicente Pires, Núcleo Bandeirante e Park Way. A previsão é que as obras fiquem prontas até o próximo dia 11.
 

As demais regiões administrativas – Brasília, Fercal, Guará, Jardim Botânico, Lago Norte, Paranoá, Planaltina, Samambaia, São Sebastião, Sobradinho I, Sobradinho II, Varjão e Itapoã – devem receber os novos equipamentos públicos até fevereiro. As cidades não contempladas nesta fase devem ser beneficiadas até o final de 2013.
 

Os pontos de ônibus são instalados a partir de estudo realizado em parceria com as administrações regionais. Por meio dele, são determinadas as cidades e os locais onde devem ser construídos. De acordo com o DFTrans, apenas 116 pontos ainda esperam definição das localidades para instalação.
 

Segundo o diretor-geral do DFTrans, está prevista, ainda neste ano, a licitação para reformar 800 paradas de ônibus. Outras medidas que buscam melhorar o sistema público de transporte do DF são a continuidade da implantação dos corredores exclusivos e a colocação de lixeiras nas paradas. Também há previsão de melhorias de acessibilidade nos abrigos para passageiros.

Confira no quadro abaixo a quantidade abrigos em cada cidade

 

REGIÃO ADMINISTRATIVA

ABRIGOS

CONCLUÍDOS

INICIADOS

Águas Claras

18

 

X

Brasília

18

 

 

Brazlândia

22

 

X

Ceilândia

35

X

 

Fercal

5

 

 

Gama

31

X

 

Guará

10

 

 

Itapoã

3

 

 

Jardim Botânico

17

 

 

Lago Norte

10

 

 

Núcleo Bandeirante

10

 

X

Paranoá

21

 

 

Park Way

10

 

X

Planaltina

31

 

 

Recanto das Emas

22

X

 

Riacho Fundo I

3

X

 

Riacho Fundo II

5

X

 

Samambaia

32

 

 

Santa Maria

24

X

 

São Sebastião

9

 

 

Setor Complementar de Indústria e Abastecimento

10

 

X

Setor de Indústria e Abastecimento

13

X

 

Sobradinho I

39

 

 

Sobradinho II

8

 

 

Taguatinga

30

X

 

Varjão

4

 

 

Vicente Pires

15

 

X

Vicente Pires, Brasília, Taguatinga, Ceilândia e Brazlândia

35

 

 

TOTAL

490