Pasta ficará sob a responsabilidade da atual diretora de Prevenção da Corrupção da Controladoria Geral da União

" /> Pasta ficará sob a responsabilidade da atual diretora de Prevenção da Corrupção da Controladoria Geral da União

">

18/01/2013 às 19:28, atualizado em 12/05/2016 às 17:50

Procuradora assumirá Secretaria de Transparência e Controle do DF

Pasta ficará sob a responsabilidade da atual diretora de Prevenção da Corrupção da Controladoria Geral da União

Por Da Redação

A procuradora da Advocacia-Geral da União Vânia Lúcia Ribeiro Vieira será a secretária de Transparência e Controle do Distrito Federal. Desde 2006, ela atua como diretora de Prevenção da Corrupção da Controladoria Geral da União. Mestre em Direito Administrativo e bacharel em Direito e Administração Pública, ela é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental.

Vânia Lúcia é a responsável pela gestão do Portal da Transparência da União. No ano passado, organizou a 15ª Conferência Internacional Anticorrupção, além de presidir a comissão organizadora da 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social (Consocial). Como diretora da CGU também coordenou a execução da Lei de Acesso à Informação no Executivo federal. Desde 2006, representa o Brasil no Mecanismo de Acompanhamento de Implementação da Convenção Interamericana contra a Corrupção, da Organização dos Estados Americanos (OEA).

A especialista conduziu diversas sindicâncias e processos administrativos disciplinares na CGU, onde também foi corregedora-geral (2006) e analista de Finanças e Controle (de 2004 a 2006). Ela é, ainda, procuradora federal da Advocacia-Geral da União.

A previsão é que Vânia Lúcia assuma suas funções no GDF até o fim deste mês, em substituição a Carlos Higino. Após ter desempenhado durante dois anos uma brilhante gestão à frente da Transparência, ele foi escalado, a pedido do governo federal, para retornar à CGU, seu órgão de origem, para assumir função de grande responsabilidade. O governador Agnelo Queiroz concedeu, e, desde o começo deste ano, Carlos Higino responde como secretário-executivo da Controladoria.