18/01/2013 às 13:05, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Danos causados pelo crack é tema de exposição fotográfica

A mostra, na Rodovidária Interesatudal de Brasília, reúne 30 imagens sobre a dura realidade dos viciados na droga em diferentes pontos da capital brasileira. A entrada é gratuita

Por Da Redação


. Foto: Brito


A triste realidade do crack é tema de mostra fotográfica na Rodoviária Interestadual de Brasília. A iniciativa é um alerta aos cidadãos e busca conscientizar, sensibilizar e educar os passageiros que chegam à capital federal e dela saem todos os dias sobre a importância da prevenção ao uso da droga, bem como dos diversos danos causados pea substância. A exposição fica em cartaz até 25 de janeiro, durante 24 horas, e tem entrada franca.

A mostra Crack, a vida sem cor reúne trabalhos de 12 profissionais. Para compor a exposição, os idealizadores do projeto, os fotógrafos Salveci dos Santos e Thiago Cruz, escolheram 30 imagens, feitas a partir de diferentes pontos de Brasília. Elas retratam a dura rotina de pessoas que se tornaram viciadas na droga – que tem origem na mistura de substâncias como bicarbonato de sódio ou amônia, pasta-base de cocaína e água -, bem como seu alto poder de destruição.

Enfrentamento – O Viva a Vida sem Drogas, implementado pelo GDF há mais de um ano, já apresenta um aumento de 70% nas internações de dependentes químicos em comunidades terapêuticas. Ainda no final de 2012, o GDF passou a integrar o programa “Crack, é possível vencer”, do governo federal. A  medida prevê, entre outras ações, a atenção ao usuário nos locais de concentração de uso de crack e atendimento especializado para o usuário. Para promover o combate integrado, estão previstos investimentos de R$ 4 bilhões da União até 2014, além de trabalhos de articulação com o DF, estados e municípios.