23/01/2013 às 12:19

Caesb reforça combate a ligações clandestinas na rede de esgoto

Empresa começa testes com novo equipamento para detectar lançamentos irregulares

Por Companhia de Saneamento Ambiental


. Foto: Pedro Ventura

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) adquiriu um insuflador de fumaça, equipamento que será utilizado para avaliar a rede de esgoto. Nesta quinta-feira (24), a partir das 9h, uma equipe da empresa vai realizar o primeiro simulado – teste de fumaça – com o novo aparelho. A ação ocorrerá na QI 9, conjuntos D, X e Z do Guará I.
 

O objetivo é detectar possíveis ligações de água de chuva, conexões irregulares ou interligações de galerias pluviais nas redes de esgoto da Caesb. Essa ação não tem caráter punitivo, mas de prevenção e regularização. Outras regiões administrativas do DF também receberão esse serviço. A próxima simulação será realizada na QNM 40, conjuntos O, Q, S e T, de Taguatinga, no próximo dia 31, às 9h.
 

Com a realização do simulado, há possibilidade de sair fumaça pelos ralos, calhas ou pias dos imóveis. O morador não precisa se preocupar, pois a fumaça não é tóxica e não oferece qualquer risco à população. Caso isso ocorra, basta o morador contatar o funcionário da Caesb que estará na rua no momento dos testes.
 

Técnicos da Caesb vão distribuir aviso de inspeção na rede em todas as residências. Caso haja necessidade de entrar no imóvel para a realização do teste, o morador deve verificar se o técnico está devidamente uniformizado e exigir sua identificação.
 

A rede de esgoto só deve receber água do vaso sanitário, pia, lavagens de piso, tanque e chuveiro, pois lixo e água de chuva podem causar entupimentos e transbordamentos. Caso a rede de águas pluviais seja ligada à de esgoto, pode haver sobrecarga no volume do material coletado e provocar a obstrução da tubulação e extravasamento de esgoto.