José Manuel Durão Barroso recebeu o Grande-Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União (TCU)

" /> José Manuel Durão Barroso recebeu o Grande-Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União (TCU)

">

24/01/2013 às 21:39, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Governador participa de condecoração a presidente da Comissão Europeia

José Manuel Durão Barroso recebeu o Grande-Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União (TCU)

Por Da Redação


. Foto: Roberto Barroso


O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, participou nesta quinta-feira (24) da condecoração ao presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, que recebeu o Grande-Colar do Mérito do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele foi homenageado por sua importante contribuição para a integração das políticas sociais e econômicas entre o Brasil e a União Europeia.

Durão Barroso está no seu segundo mandato como presidente da Comissão – órgão executivo da União Europeia, que representa os interesses da Europa em oposição aos de cada país membro. Antes disso, foi primeiro-ministro de Portugal, de abril de 2002 a julho de 2004.

“É uma grande satisfação e honra ser homenageado por tal distinção já partilhada por outras personalidades e instituições brasileiras tão proeminentes”, afirmou o presidente Durão Barroso. “Europa e América do Sul têm a mesma matriz política e cultural, por isso acredito muito no potencial da união entre os dois continentes. Brasil e Europa possuem os mesmos ideais, algo que deve ser valorizado e incentivado”, ressaltou.

O presidente do TCU, João Augusto Nardes, destacou a importância dessa integração de ações, com o objetivo de democratizar mais os processos públicos e buscar parcerias estratégicas. “Portugal nos deu um grande legado, e a Europa e nós não vamos abrir mão da missão de sonhar por um mundo melhor”, afirmou o presidente.

Além do governador Agnelo Queiroz e do presidente do TCU, também compareceram à condecoração o procurador-geral do Ministério Público junto ao tribunal, Lucas Rocha Furtado; o secretário das sessões do TCU, Luiz Henrique Pochyly, e o presidente do Congresso Nacional e do Senado Federal, senador José Sarney.

Grande-Colar do Mérito – Criado em 2003, a condecoração do TCU tem por objetivo homenagear personalidades nacionais ou estrangeiras, que, por seus méritos excepcionais ou por relevante contribuição ao controle externo, se tornaram merecedoras de especial distinção. Os agraciados são escolhidos pelo Conselho do Grande-Colar, formado pelo presidente do TCU, pelo vice-presidente e pelos ministros titulares.