A partir desta quinta-feira (24), a Agência Brasília publicará uma série de reportagens sobre o carnaval 2013. Nela, o leitor poderá conhecer um pouco sobre a história das 16 escolas de samba do Distrito Federal e como elas estão se preparando para a folia deste ano. A estreante será a campeã do carnaval em 2012, a Acadêmicos da Asa Norte." />
A partir desta quinta-feira (24), a Agência Brasília publicará uma série de reportagens sobre o carnaval 2013. Nela, o leitor poderá conhecer um pouco sobre a história das 16 escolas de samba do Distrito Federal e como elas estão se preparando para a folia deste ano. A estreante será a campeã do carnaval em 2012, a Acadêmicos da Asa Norte.">
Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
24/01/2013 às 15:37
A partir desta quinta-feira (24), a Agência Brasília publicará uma série de reportagens sobre o carnaval 2013. Nela, o leitor poderá conhecer um pouco sobre a história das 16 escolas de samba do Distrito Federal e como elas estão se preparando para a folia deste ano. A estreante será a campeã do carnaval em 2012, a Acadêmicos da Asa Norte.
Campeã do carnaval de 2012, a Associação Recreativa e Cultural Acadêmicos da Asa Norte quebrou o jejum de 27 anos sem conquistar o título de vencedora. Em 2013, mais confiante, porém, com os pés no chão, a escola veste o vermelho e branco da agremiação e entra na Passarela do Samba com o enredo: Asa Norte carinhosamente apresenta: um chorinho bem brasileirinho. A Acadêmicos, como é conhecida, entra na avenida na terça-feira (12) e é a terceira a desfilar.
O diretor-geral de harmonia, Wallace Alves Palhares, afirma que a escolha do enredo surgiu quando o grupo procurava um tema que abordasse Brasília em seu melhor ângulo. “Apesar de o chorinho ter nascido no Rio de Janeiro, Brasília é reconhecida como o celeiro do choro”, explica. Wallace adianta que o objetivo maior é representar o ritmo com dignidade e que, para isso, a escola guarda muitas surpresas. “Mas que ainda não podem ser reveladas”, completa.
Quanto aos preparativos, o diretor é categórico. “O andamento está a todo vapor. Toda a ferragem já está concluída e as fantasias, 60% prontas”, conta. A escola entra na avenida com três carros, 12 alas e 950 participantes.
De volta pra casa – Em 2013, o carnaval retorna ao Plano Piloto. Palhares afirma que essa decisão favorece as escolas e que os colaboradores da agremiação estão motivados com a mudança. “Estamos evitando o oba-oba, mas aqui é nossa casa”, admite.
O diretor de harmonia também dedica o momento da escola ao fundador, Anadyr Rodrigues dos Santos, já falecido. “Nosso desejo é que ele visse o caminho que traçamos, a nossa história. A vontade dele era ver a escola crescer”, acrescenta.
História – A Associação Recreativa e Cultural Acadêmicos da Asa Norte foi fundada em 15 de fevereiro de 1969, com o nome de Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Asa Norte. Com sede e foro em Brasília, a escola tem como finalidade proporcionar recreação aos seus associados e participar das festividades carnavalescas, excluída a possibilidade de quaisquer lucros materiais para os sócios.
O pavilhão do GRES Acadêmicos da Asa Norte é decorado nas cores vermelho e branco, que também são as cores representativas da entidade nas suas apresentações.