29/01/2013 às 22:55, atualizado em 12/05/2016 às 17:54

Governador participa de posse do TCU na presidência de organização internacional

Solenidade foi realizada hoje na sede do tribunal

Por Lúria Rezende, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Augusto Nardes, assumiu, nesta terça-feira (29), a presidência da Organização Latino-Americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs). A solenidade ocorreu na sede do tribunal e contou com as presenças do governador Agnelo Queiroz e do ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
 

Essa é a primeira vez que o Brasil preside a entidade que reúne mais de 30 órgãos de fiscalização superiores, além de fazer parte a Organização Internacional de Instituições Supremas de Controle (Intosai). “Isso é mais um sinal que mostra o caminho traçado pela América Latina. Sociedades fortes requerem poderes efetivos e controle dos recursos públicos”, ressaltou Augusto Nardes.
 

A realização de auditorias coordenadas entre as instituições dos países-membros é um dos principais desafios do TCU à frente da organização. Em relação à questão ambiental, por exemplo, prevê-se trabalho conjunto na Amazônia. A região inclui territórios de nove países, e por isso, hoje, a atuação do TCU não alcança toda a área. “É preciso assegurar que as ações de combate ao desmatamento da Amazônia também aconteçam na Venezuela, Peru, Colômbia, Bolívia e demais países fronteiriços”, afirmou o presidente do TCU.
 

Outra medida prevista pelo tribunal enquanto estiver à frente da Olacefs é o investimento em treinamento e capacitação de instituições dos países-membros, para melhoria da fiscalização do uso de seus recursos públicos.