29/01/2013 às 17:29, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

Pesquisa aponta crescimento econômico no Recanto das Emas

Levantamento da Codeplan reúne informações para auxiliar o GDF a planejar melhoria da qualidade de vida da população

Por Marôa Pozzebom, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

A Companhia de Planejamento do Distrito Federal divulgou, nesta terça-feira (29), a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) do Recanto das Emas, primeira da série que contemplará as 31 Regiões Administrativas do Distrito Federal. O levantamento aponta, entre outros indicativos positivos, aumento na renda domiciliar e per capita e registra crescimento no Comércio e no setor de Serviços na cidade, hoje com 133 mil habitantes.
 

Na análise da distribuição da renda domiciliar, a pesquisa verificou que a classe econômica mais expressiva é a que apresenta ganhos de dois a cinco salários-mínimos, faixa que concentra 47,48% dos moradores. O estudo aponta, ainda, outro número positivo: a renda per capita da população é de R$ 683, superior ao novo salário-mínimo.
 

A PDAD ainda mostrou que o Recanto das Emas começa a demonstrar independência em relação às atividades comerciais. Cerca de 90% das famílias residentes na região adquirem localmente alimentos, roupas, calçados, eletrodomésticos e serviços pessoais. Metade delas procura cultura e lazer na própria região; 17% vão até Taguatinga, 11% buscam diversão em Brasília e o restante, em outras regiões administrativas.
 

“Essa análise é de enorme importância para o planejamento governamental, mas também para o planejamento empresarial, estudos acadêmicos e para conhecer melhor a realidade econômica e social do brasiliense”, explica o presidente da Codeplan, Júlio Miragaya.
 

A pesquisa revela, ainda, que houve aumento do percentual da população com escolaridade de nível superior. Em 2011, esse índice era mínimo. Já em 2013, alcançamos a marca de 3,1%. A inovação tecnológica também está cada vez mais presente na vida dos moradores do Recanto das Emas. Há microcomputadores em 51% das residências, e 22,6% da população possui computador portátil. Desses, 46,5% estão conectados à internet.
 

“O desenvolvimento do Recanto das Emas aconteceu no curto espaço de tempo de dois anos devido à regularização fundiária e ao crescimento do Comércio. Mas a cidade também influenciou os municípios e regiões vizinhas com 34% de oferta de postos de trabalho, maior que as de Brasília (26%) e Taguatinga (8%)”, destaca o professor e pesquisador da UnB, Aldo Paviani.
 

O aumento de contribuintes da Previdência e do número de empregos com carteiras de trabalho assinadas foram outros indicadores positivos observados pela PDAD.
 

Moradia – O número estimado de domicílios urbanos no Recanto das Emas é de 35.488, com média de 3,76 moradores por domicílio. Na região, 96,9% das construções são permanentes, e 97,6% das residências são de alvenaria. A cidade também apresenta outro fator favorável no campo da Habitação: 70% dos moradores declararam que os seus domicílios são próprios – 43% deles quitados.
 

A pesquisa também registra que 99% da população do Recanto das Emas contam com serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo, elementos importantes para avaliar as condições de habitação. Além disso, o levantamento indica que famílias constituídas por quatro pessoas possuem, no mínimo, um veículo.
 

Saúde – Com relação à Saúde, a população conta com uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), com capacidade para receber até 450 pacientes por dia em emergência pediátrica e clínica médica. Também funcionam dois postos de saúde. No entanto, entre os 76% da população que utilizam o serviço, cerca de 37% procuram o Hospital Regional de Taguatinga, e 13% buscam atendimento em Brasília.
 

População – O Recanto das Emas é uma região com população jovem: cerca de 50% dos moradores estão na faixa de 0 a 24 anos. O levantamento mostrou, ainda, que a cidade teve crescimento geométrico de 3,5% em relação a 2010, quando a população era estimada em 124 mil habitantes. Essa expansão populacional é resultado da migração interna, uma vez que cerca de 50% do total de moradores do Recanto das Emas são procedentes de Ceilândia, Samambaia e Taguatinga.
 

História – Criada em 1993, a Região Administrativa do Recanto das Emas é fruto da associação dos nomes Recanto, originário de um sítio arqueológico existente na região, e canela-de-ema, arbusto presente nas redondezas. A cidade tem 101,48 km2, sendo 8,80 km2 de área urbana. Ela está localizada a 25,8km de Brasília e limita-se ao norte com Samambaia, ao sul com o Gama, a leste com o Riacho Fundo II e a oeste com o município de Santo Antônio do Descoberto (GO).