31/01/2013 às 20:17, atualizado em 12/05/2016 às 17:51

Ajustes aperfeiçoam integração de ônibus

Medidas adotadas pelo GDF melhoram pontualidade das viagens de Ceilândia e Taguatinga para o Plano Piloto

Por Da Redação


. Foto: Divulgação

Após dez dias em operação, a integração de ônibus nas regiões administrativas de Taguatinga e Ceilândia para o Plano Piloto passa por ajustes para proporcionar mais conforto aos usuários. Diariamente, os técnicos do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) monitoram o novo sistema e realizam levantamento das demandas da população. A integração entre ônibus na região é um procedimento inédito no DF.
 

Uma das medidas já adotadas foi afixar cartazes nos abrigos para passageiros do centro de Taguatinga indicando os locais de parada das linhas da integração. “Isso vai facilitar a vida do passageiro. Se necessário, o sistema passará por novos ajustes para melhorar ainda mais o serviço prestado”, adianta o diretor-técnico do DFTrans, Lúcio Lima.
 

Para aumentar a pontualidade das viagens, houve mudança do local onde é feito o controle dos veículos que participam da integração. Agora, essa operação é realizada no estacionamento do Estádio Elmo Serejo Farias, o Serejão. Antes, o processo ocorria na Praça do Relógio. “Com essa alteração, podemos controlar melhor a frequência dos ônibus. Quando há adiantamento ou atraso em uma linha, duas viagens acabam chegando muito próximas uma da outra, havendo um distanciamento das seguintes”, explica Lima.
 

A ideia da integração é que os passageiros, após desembarcarem de um ônibus circular, peguem uma linha de ligação com trajeto pela EPTG, desde o centro de Taguatinga até o Plano Piloto (Eixo Sul, Rodoviária e W3 Sul e Norte), Guará, Rodoviária Interestadual e Núcleo Bandeirante. Da mesma forma, essas novas linhas se integram, no sentido inverso, com as circulares. Segundo Lúcio Lima, todas as cidades que recebem o sistema passam primeiramente por um período de adaptação. “Há um choque de hábito, o que é natural”, finaliza Lima.

Há equipes do DFTrans em todas as paradas da região central de Taguatinga. Esses servidores estão capacitados para esclarecer dúvidas e prestar informações sobre o novo serviço, inclusive com a distribuição de panfletos.

Cartões – Para utilizar o novo serviço, é necessário o uso do cartão do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA), que pode ser o Bilhete Único, comercializado nos postos de conveniência do Banco de Brasília (BRB), ou o que já é utilizado pelos passageiros – Passe Livre Estudantil, Vale-Transporte, Especial para Portador de Necessidade Especial ou o Cartão Cidadão.