Acordo entre o Cartão BRB e a Global Payments Brasil vai ampliar a atuação do banco no mercado de meios de pagamentos

" /> Acordo entre o Cartão BRB e a Global Payments Brasil vai ampliar a atuação do banco no mercado de meios de pagamentos

">

06/02/2013 às 17:57, atualizado em 12/05/2016 às 18:04

BRB fecha parceria para credenciar estabelecimentos comerciais

Acordo entre o Cartão BRB e a Global Payments Brasil vai ampliar a atuação do banco no mercado de meios de pagamentos

Por Marôa Pozzebom, da Agência Brasília


. Foto: Roberto Barroso

O Banco de Brasília (BRB), por meio da sua administradora de cartões de crédito e débito (a Cartão BRB), fechou parceria com a empresa Global Payments para atuar no credenciamento de estabelecimentos comerciais. Com o acordo, o banco vai ampliar sua atuação no mercado de meios de pagamentos. Agora, além de emitir cartões de crédito e de debito – um mercado já consolidado –, também poderá atuar nas fases de processamento, captura e liquidação dos negócios realizados. O anúncio foi feito, nesta quarta-feira (6), pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o presidente do BRB, Paulo Evangelista.

“Desde o início, o governo tem capacitado o BRB para dar saltos como esse. Isso é importante para consolidar o nome do banco no mercado nacional e inseri-lo na rota internacional. Seremos a sexta empresa da área de credenciamento no Brasil”, afirmou o governador.

Para tanto, será constituída uma nova empresa, cujos sócios serão a Cartão BRB, com sede em Brasília, e a Global Payments Brasil, situada em São Paulo. Os próximos passos serão a celebração do acordo entre os acionistas e a aprovação do estatuto da nova companhia. Esta vai atuar, inicialmente, no Distrito Federal, com foco de expansão para o Centro-Oeste em médio prazo, e nas demais regiões do país a longo prazo.

“Fizemos um investimento associado a uma marca mundial e ainda seremos donos desse serviço. A nossa expectativa é oferecer essa nova operação para as 35 mil empresas clientes do BRB a partir do 2º semestre deste ano”, destacou Paulo Evangelista.

Produto competitivo – A previsão é que a marca da nova empresa seja lançada ainda neste 1º semestre, até a Copa das Confederações. “O objetivo é preparar o nosso banco para essa visibilidade que os grandes eventos vão proporcionar e, assim, conquistar novos investidores e clientes”, ressaltou Agnelo Queiroz.

Segundo o governador, a função de um banco público vai além da ajuda nas políticas públicas e no desenvolvimento local. “É preciso se modernizar para o mercado financeiro e ter escalas competitivas. Ao ter retorno com esse tipo de operação, aumentamos nossa receita. E isso só é possível quando agregamos mais produtos”, reforçou.

Além da busca por novos mercados, aumento da competitividade e expansão do banco, o negócio trará ao Conglomerado BRB outras vantagens. Entre elas, diversificação no portfólio de produtos e serviços e criação de novas linhas de receitas.

Global Payments – Uma das maiores processadoras de pagamentos do mundo, a empresa está presente em 26 países que representam 90% do volume mundial de pagamentos. Ao todo, a instituição contabiliza anualmente U$ 5 bilhões em transações processadas e U$ 300 bilhões em faturamento, resultados alcançados com mais de um milhão de clientes e parcerias com cerca de 100 bancos em todo o mundo.

A Global Payments Brasil (joint venture) será sediada em São Paulo, tendo em vista que toda a cadeia produtiva do mercado de adquirência para credenciamentos de estabelecimentos comerciais, como mão de obra especializada, prestadores de serviços, parceiros comerciais e tecnologia, está naquela capital.