07/02/2013 às 17:11

Escolas terão número suficiente de supervisores educacionais

Distribuição dos profissionais em cada unidade de ensino é proporcional à quantidade de alunos registrada no censo escolar

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

A Secretaria de Estado de Educação publicou, no Diário Oficial do DF desta quinta-feira (7), a quantidade atualizada de supervisores que as escolas públicas do Distrito Federal receberão em 2013. O objetivo da ação é manter número suficiente desses profissionais para atender as 652 unidades da rede de ensino, já que o total de matrículas pode aumentar ou diminuir a cada ano.
 

“Até 2011, a rede de ensino pública funcionava sem atualização dessa carência. Agora, além da verificação regular, as escolas contam com a proporcionalidade de profissionais por grupo de alunos”, destaca o professor Alexandre Sacramento, da equipe responsável por aplicar a nova metodologia.
 

Apenas algumas escolas não obedecem à proporcionalidade, como as que funcionam com quantidade variável de matrículas. “Como exemplo, temos os Centros Integrados de Educação Física (CIEFs), que atendem estudantes e também a comunidade. Nessas unidades, o número de supervisores é fixo”, explica.
 

Antes de adotar a norma, determinada pelos decretos nº 33.502, de 2012, e nº 34.121, de 2013, a Secretaria de Educação realizou estudo, em 2011, para atestar a viabilidade e efetividade da medida. Com isso, ficou estabelecido que a readequação do número de supervisores nas escolas da rede pública deve ser realizada anualmente com base na pesquisa Censo Escola do DF, feita pela própria secretaria, que verifica o número de estudantes matriculados.
 

Para definir a quantidade de supervisores, além da pesquisa, é analisada a tipologia da unidade escolar. Dependendo da classificação, podem ser designados mais ou menos profissionais. Veja o quadro abaixo.

TIPOLOGIA

FUNCIONAMENTO

 

QUANTIDADE DE ESTUDANTES POR SUPERVISORES

ATÉ 300 ALUNOS

DE 301 ATÉ 1.000

DE 1.001 ATÉ 2.000

ACIMA DE 2.000

– Jardim de Infância

– Escola Meninos e Meninas do Parque

Diurno

1

2

3

– Escola Classe

– Centro Educacional

– Centro de Ensino

Fundamental

– Centro de Ensino Médio

Diurno

1

2

3

Noturno

1

1

2

2

– Centro de Educação Infantil

Diurno

1

1

2

3

– Centro de Educação Profissional

– Centro Interescolar de Línguas

– Centro integrado de Educação Física

– Escola Classe

– Escola da Natureza

– Escola do Parque da Cidade

Diurno

2

2

2

2

Noturno

2

2

2

2

– Centro de Ensino Especial

Diurno

2

2

2

3

– Centro de Atenção Integrado a Criança

Diurno

2

2

2

3

Noturno

2

2

2

2