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07/02/2013 às 20:06
Concorrência beneficia a região administrativa de Brasília. Segundo edital deve sair ainda neste mês
A primeira licitação do Programa Asfalto Novo, que prevê a completa recuperação da malha viária do Distrito Federal, foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta quinta-feira (7). A concorrência pública contempla as vias da área central de Brasília, que receberão investimento de aproximadamente R$159,7 milhões. A abertura dos envelopes ocorrerá no dia 14 de março. A previsão é que mais um edital, que beneficiará as demais regiões administrativas do DF, saia ainda neste mês.
“Por determinação do governador Agnelo Queiroz, vamos recuperar o asfalto em todas as regiões do DF, mas o Plano Piloto é prioridade devido aos grandes eventos esportivos que vamos receber”, destaca o secretário de Obras, David de Matos.
Além do recapeamento asfáltico e manutenção preventiva, a revitalização das ruas inclui instalação de meios-fios, sistema de captação e de sinalização horizontal. O trabalho será concentrado nas vias L2, W4 e W5 Norte e Sul, Eixo Monumental e nas pistas do Parque da Cidade, locais em que o fluxo de veículos é de mais de 30 mil por dia.
Para não atrapalhar o tráfego, as obras terão início a partir de 21h e se estenderão pela madrugada, até no máximo 6h. “Brasília será dividida em 14 áreas. A execução do trabalho ocorrerá ao mesmo tempo em todas elas”, explica o diretor de Urbanização da companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Erinaldo Pereira Sales. Segundo ele, a duração de cada intervenção varia de 60 a 150 dias, dependendo das condições do trecho e do tipo de serviço que será realizado.
Compromisso – A recuperação da malha viária do Distrito Federal está entre as ações prioritárias do atual governo. O custo total do programa está avaliado em cerca de R$ 650 milhões. Em 2012, o asfalto das vias W3 e L4 Sul, os eixinhos, a Estrada Parque Guará (EPGU) e a Via Elmo Serejo, em Taguatinga, passaram por serviços de recapeamento. Um dos objetivos do GDF é reduzir os gastos com as operações tapa-buracos, que nem sempre resolvem os problemas.
O Programa Asfalto Novo tem como princípio o planejamento. Antes de convocar a audiência pública, a Novacap realizou mais de 81 mil avaliações nas pistas do DF. Depois definiu estratégias para as ações que precisam ser feitas de acordo com cada trecho, os recursos disponíveis e o tempo de execução das obras.
ESTRATÉGIAS DE MANUTENÇÃO |
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Manutenção preventiva |
Microrrevestimento aplicado em 100% da área do segmento. |
Manutenção corretiva |
Operação tapa-buraco localizada, considerando espessura média de 20cm. |
Reforço convencional |
Recapeamento com Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) – tipo de revestimento asfáltico – em 100% do segmento com espessura de 5cm. |
Reforço especial (com fresagem) |
Fresagem de 5cm em 50% da área do segmento com a reutilização do material fresado, transporte do CBUQ para recomposição e reforço de 5cm do concreto em 100% da área do segmento. |
Reconstrução |
Reciclagem do pavimento com recomposição da base e incorporação do material fresado com 2% de cimento, além de recapeamento de 5cm na área total do segmento |