Passarela do Samba recebe primeiras apresentações que buscam lugar na elite do carnaval brasiliense" />
Passarela do Samba recebe primeiras apresentações que buscam lugar na elite do carnaval brasiliense">
Bem-vindo(a) ao nosso site! Encontre informações essenciais e serviços para melhorar sua experiência cidadã. Explore e aproveite ao máximo!
Abaixo listamos as Secretarias, Órgãos e Entidades vinculados ao Governo do Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
Na lista abaixo são listadas todas as Administrações Regionais que compõe o Distrito Federal, para acessá-los clique na lista ou pesquise.
11/02/2013 às 13:11
Passarela do Samba recebe primeiras apresentações que buscam lugar na elite do carnaval brasiliense
Chuva de fogos de artifício, fantasias exuberantes e cores fortes marcaram o primeiro dia de apresentação das escolas de samba do grupo de Acesso, na noite desse domingo (10). Os foliões assistiram das arquibancadas da Passarela do Samba – montadas neste ano no Plano Piloto – cinco enredos preparados pelas agremiações: Unidos do Varjão, Candangos do Bandeirante, Capela Imperial, Mocidade de Valparaíso e Império do Guará. A previsão é que o resultado dos desfiles seja divulgado na quarta-feira (13).
Na expectativa de ascensão ao grupo Especial, as escolas usaram diversos recursos artísticos. A primeira a desfilar, a Associação Recreativa e Cultural Unidos do Varjão, escolheu símbolos do baralho, do sol, do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff para exibir Varjão do Torto, de 13 letras. A campeã dos blocos de Enredo no ano passado se apresentou com 400 componentes em sete alas e cinco carros alegóricos.
Seguindo a programação, a avenida foi tomada por 12 alas e 420 sambistas com fantasias que representavam gula, avareza, luxúria, ira, preguiça, orgulho e inveja. As alegorias produzidas pela Escola de Samba Candangos do Bandeirante traduziram o enredo Carnaval, a festa dos pecados para a Passarela do Samba.
Já o Grêmio Recreativo Escola de Samba Capela Imperial de Taguatinga, rebaixado em 2012, na tentativa de voltar à categoria Especial, desenvolveu o enredo Nas ondas do rádio sintonize Capela Imperial. A escola, com 10 alas e 420 participantes, desfilou com dois carros simbolizando a primeira transmissão do veículo de comunicação, a primeira música e as rádios jovens de Brasília.
“Esta é a primeira vez que faço parte de uma escola de samba. Estou ensaiando há meses. É muito esforço e dedicação de todas as equipes”, conta Marcelo Maicon Alves, 19, que ocupou a função de destaque de carro alegórico da Capela Imperial de Taguatinga.
Com 13 alas, três carros e 500 componentes, a Associação Cultural Desportiva Mocidade de Valparaíso de Goiás cantou os povos indígenas que habitavam o estado de Goiás à época dos bandeirantes. O enredo O império macro-jê, a saga de Pedro Ludovico, também destacou o personagem da Revolução de 1930, Pedro Ludovico. Ele foi um dos interventores no estado para a criação de Goiânia.
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Império do Guará encerrou o desfile com homenagem à cidade de São Luís (MA). O enredo 400 anos de São Luís do Maranhão, incluiu personagens como o carnavalesco Joãosinho Trinta e a cantora Alcione. A cultura da capital maranhense foi representada em três carros alegóricos e 12 alas da escola, que entrou na avenida com 580 componentes.
“O carnaval deste ano está trazendo muitas temáticas boas. As escolas de samba têm evoluído e a cada apresentação há inovações para animar as comemorações dos brasilienses”, destaca o Rei Momo, Edimilson Andrade.
A auxíliar de educação Helena Amorim, 53 anos, levou seus filhos, Natália e Miguel, de 18 e 10, respectivamente, para brincar o carnaval. A família, que veio de Taguatinga, estava bastante animada na arquibancada e a promessa da mãe foi de comparecer aos outros dias da festa. “Aqui está bem tranquilo, seguro e está sendo uma diversão”, conta. “Estou achando tudo muito bonito”, comemora Miguel.
Tranquilidade – De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal (PM/DF), até o fechamento desta edição não foi registrada ocorrência no local. Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Civil, o Departamento de Trânsito, entre outros órgãos estavam presentes para reforçar a segurança.
Durante o evento, os foliões também receberam preservativos e orientações sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. A ação faz parte de campanha promovida pela Secretaria de Estado de Saúde, com objetivo de conscientizar as pessoas.
Aprovação do novo local – O presidente da União das Escolas de Samba e Blocos de Brasília (Uniesb), Geomar Reis Pará, conta que a volta dos desfiles para o centro de Brasília, após oito anos em Ceilândia, atende solicitação das agremiações carnavalescas. “Os benefícios são a melhor organização do espaço e a facilidade de acesso para todos os foliões”, avalia. Segundo ele, desde junho de 2012 as escolas já estavam com seus sambas-enredo prontos para a programação deste ano.
O aposentado Manuel Monteiro, 80 anos, morador de Vicente Pires, conta que todos os anos assiste aos desfiles das escolas de samba do DF e aprova a alteração. “Sempre venho ver as agremiações. Os enredos estão muito bonitos. Também gostei das apresentações neste local. Ficou muito melhor, mais seguro e organizado”, elogia, satisfeito.
Premiação – As escolas classificadas em primeiro, segundo e terceiro lugares do grupo de Acesso – que terá o encerramento das apresentações nesta segunda-feira (11) – receberão troféus e premiação em dinheiro. Além disso, a melhor colocada subirá para a categoria grupo Especial.
As 10 agremiações da categoria são avaliadas em nove critérios: comissão de frente; mestre sala e porta bandeira; bateria; samba-enredo; conjunto evolução; harmonia; enredo; fantasia; e alegria e adereços.