14/02/2013 às 12:05

Delegacia Especial de Proteção à Criança e ao Adolescente arrecada brinquedos

Doações serão destinadas a crianças atendidas pela unidade

Por Da Redação


. Foto: Divulgação

A Delegacia Especial de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA/PCDF) de Brasília está arrecadando brinquedos. A iniciativa faz parte de uma campanha regularmente realizada pelos servidores da delegacia. Os brinquedos serão doados às crianças atendidas pelo órgão.

Em junho do ano passado, a DPCA arrecadou mais de 150 brinquedos, doados pelos participantes de seminário sobre violência sexual contra crianças e adolescentes. Para se inscrever no evento, dirigido aos conselhos tutelares e às demais delegacias do DF, cada pessoa doou dois bichinhos de pelúcia.

A Delegacia Especial de Proteção à Criança e ao Adolescente atende crianças de três a 11 anos. A unidade informou que normalmente são atendidas quatro crianças por dia, em sua maioria vítimas de violência sexual.

Denúncias – O Disque Direitos Humanos – Disque 100 é um serviço telefônico, coordenado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), para receber denúncias de violação de direitos humanos. Ele funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive domingos e feriados. A ligação é gratuita e pode ser feita de todo o território nacional. As queixas acolhidas pelo Disque 100 são examinadas e posteriormente encaminhadas aos órgãos responsáveis pela proteção das vítimas e apuração da responsabilidade, considerando as especificidades de cada grupo atendido.

De acordo com a SDH, em 2012, o Disque 100 realizou 253.097 atendimentos. As denúncias correspondem a 66,65% do total de ligações, com 168.689 registros. Desses, 77% são relacionados a violações de direitos humanos de crianças e adolescentes – 130.025 em números absolutos. Entre as situações mais recorrentes, as de negligência correspondem a 68,31%; as de violência psicológica, 49,19%; as de violência física, 46,52%, e as de violência sexual, 29,07%.

Serviço

Local de entrega: Seção de Atendimento Técnico da DPCA
Endereço: Departamento de Polícia Especializada (DPE), ao lado do Parque da Cidade.
Horário: das 12 às 19h
Telefone: 3362.5645