14/02/2013 às 17:31, atualizado em 12/05/2016 às 18:05

Indicações do Nota Legal terminam hoje

Prazo para escolha do desconto no IPTU ou IPVA acaba nesta sexta-feira (15). Crédito em dinheiro será concedido em julho

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Fazenda


. Foto: Lula Lopes

Os interessados em utilizar os créditos acumulados no programa Nota Legal para obter descontos no Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) ou no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) têm até esta sexta-feira (15) para fazer a indicação dos valores para abatimento. A Secretaria de Fazenda (SEF-DF) informa que não haverá prorrogação do prazo e que divulgará o resultado na próxima segunda-feira (18).

O último balanço divulgado pela SEF-DF mostra que, até a última semana, cerca de 214 mil pessoas haviam usado os créditos do programa para descontar no IPVA ou no IPTU. O levantamento também demonstra que 40% dos contribuintes cadastrados no Nota Legal não haviam feito suas indicações.

Os beneficiários também podem optar por transferir os créditos do programa. No entanto, é necessário realizar rápida atualização cadastral e preencher corretamente os dados do veículo ou imóvel destinatário, informando número de inscrição e do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).

Já os usuários sem vínculo do CPF com automóvel ou imóvel poderão fazer a indicação em junho, com recebimento dos valores em conta corrente a partir de julho deste ano.

A preferência dos contribuintes tem sido indicar os créditos para obter desconto no IPVA, indicado para 162 mil veículos. O abatimento para o IPTU foi solicitado para 40 mil imóveis. O total das restituições aos cidadãos que acumularam créditos solicitando a inclusão do CPF nas notas fiscais se aproxima de R$ 60 milhões.

Devido à grande demanda, a Fazenda orienta àqueles que ainda não realizaram a indicação, fazê-la nos horários com menos acesso aos portais: às 9h, no almoço e a partir das 20h até a madrugada.

Confira algumas dicas para facilitar a indicação dos créditos:

– Utilizar navegadores diferentes. Um selo na parte inferior direita da página principal do portal mostra a compatibilidade assegurada para navegação;
– Acesse o portal nos momentos de menor audiência, como no início da manhã, horário do almoço ou fim da noite;
– Desconecte-se do site após realizar o procedimento, para evitar congestionamentos no tráfego.

Mais informações no site do Nota Legal