15/02/2013 às 16:05, atualizado em 12/05/2016 às 18:05

Fiscalização apreende cargas irregulares

Alimentos e materiais de construção são maioria entre os produtos retidos

Por Da Redação, com informações da Secretaria de Fazenda


. Foto: Ascom/SEF

Para impedir a entrada de mercadorias irregulares no DF e combater a sonegação de impostos, o GDF, por meio da Secretaria de Estado da Fazenda (SEF-DF), intensificou a fiscalização nas regiões próximas ao Entorno. Nesta sexta-feira (15), 24 veículos que transportavam cargas irregulares foram apreendidos nas rodovias BR-040, DF-290 e DF-489, principais acessos à Região Administrativa de Santa Maria.

No total, a ação fiscal realizada em parceria com a Polícia Civil, abordou 200 veículos e 24 deles foram flagrados transportando mercadorias com notas fiscais irregulares. A maioria das cargas era de produtos alimentícios e materiais de construção.

Os veículos apreendidos foram reunidos no Posto de Fiscalização da BR-040, de onde foram encaminhados ao pátio de bens retidos da Receita do DF. Os veículos e materiais permanecerão no local até a lavratura dos autos de infração e apreensão. As blitzes envolveram 28 servidores da SEF-DF, além dos policiais civis, que montaram barreiras de fiscalização itinerante.

Números – Em janeiro, a SEF-DF realizou a operação Gama-Tributário, primeira ação fiscal do ano. O trabalho resultou na apreensão e autuação de 20 veículos, contabilizando mais de R$ 67 mil em Crédito Tributário Constituído (imposto devido mais multa). Em 2012, foram emitidas mais de 3 mil multas relacionadas ao transporte ilegal de cargas no DF, o que proporcionou arrecadação de R$ 130 milhões.