15/02/2013 às 17:12

Hospital de Taguatinga inaugura 2ª ludoteca

Espaço oferece atendimento psicológico, por meio de atividades lúdicas, às crianças vítimas de violência

Por Ailane Silva, da Agência Brasília


. Foto: Pedro Ventura

O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) inaugurou, na manhã desta sexta-feira (15), sua segunda ludoteca. O espaço, criado em parceria com o Instituto Sabin, oferece apoio psicológico às crianças com até 10 anos de idade vítimas de violência. O serviço é prestado em mais sete unidades da Secretaria de Estado de Saúde (confira a lista abaixo) e consiste na promoção de atividades lúdicas.
 

“A ludoteca possui bonecos que representam etnias e a instituição familiar. Minifazendas, casinhas para representar o lar e vários brinquedos também fazem parte do ambiente. Para auxiliar na terapia, as crianças têm, ainda, acesso a livros infantis que abordam os temas da superação do medo e da proteção”, descreve a coordenadora do Núcleo de Estudos e Programas para os Acidentes e Violências (Nepav), Lucy Mary Cavalcanti.
 

Segundo ela, o atendimento é realizado por assistentes sociais e psicólogos, uma vez por semana, com grupos de pacientes ou individualmente. Crianças em situação menos agravante são recebidas em conjunto. Já nos casos de violência mais grave, como a violência sexual, a terapia é feita em particular.
 

Cada paciente pode passar de seis meses a dois anos em tratamento. “As famílias também recebem orientação para proteger seus filhos, bem como para dar-lhes o suporte necessário”, destaca a coordenadora.
 

As crianças em atendimento são, geralmente, encaminhadas por órgãos como o Conselho Tutelar e o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Interessados em conseguir tratamento podem obter informação e orientação em um dos 14 Programas de Pesquisa, Assistência e Vigilância à Violência (PAVs). Confira aqui a relação dos locais onde o programa funciona.
 

Violência contra criança – A coordenadora do Nepav, Lucy Mary Cavalcanti, explica que a violência, seja física, psicológica ou sexual, e a negligência impedem essa parcela da população de usufruir de autonomia e de bem-estar. “A violação dos direitos das crianças pode ocorrer no próprio lar, na escola, na rua ou em qualquer outro local”, relata a profissional ao informar que, em 2012, foram atendidas cerca de 10 mil crianças nas 10 ludotecas da Secretaria de Saúde do DF.
 

Veja a lista de unidades da Secretaria de Saúde que possuem ludotecas.

– Hospital Materno-Infantil de Brasília (HMIB)
– Hospital Regional da Asa Norte (HRAN)
– Hospital Regional de Ceilândia (HRC)
– Hospital Regional do Paranoá (HRPA)
– Hospital Regional de Sobradinho (HRS)
– Regional de Saúde de São Sebastião
– Hospital Regional de Taguatinga (HRT)*
– Centro de Orientação Médico-Psicopedagógica (COMPP)*

*Possuem duas ludotecas.