16/02/2013 às 10:00

Fim de semana terá ParticiParque no Guará

Projeto de educação ambiental atrai comunidade para oficinas e trilhas ecológicas

Por Da Redação, com informações da Administração Regional do Guará


. Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos e o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), com apoio da Administração Regional do Guará, promovem, neste final de semana, das 8 às 18h, o projeto de educação ambiental ParticiParque. As atividades culturais, esportivas e ambientais serão no Parque Ezechias Heringer. A proposta do GDF é incentivar a participação de moradores e visitantes do espaço, como forma de preservar os parques ecológicos do Distrito Federal.
 

A programação inclui atividades para crianças e adultos. No sábado (16), pela manhã, estão previstas oficinas de bem-estar e de papel reciclado, além da apresentação da peça de teatro Todo cuidado é pouco. No período vespertino, haverá trilha senso-perceptiva e o cine-debate ambiental.
 

No domingo (17), a comunidade terá mais uma maratona de oficinas sobre o uso consciente da água e de plantas do cerrado. À tarde, seguem as oficinas ecológicas e a sessão de cinema ambiental. Nos dois dias, a Árvore Falante Baobá vai interagir com as crianças.
 

Quem for ao parque Ezechias Heringer também poderá conferir exposições fotográficas e de artes plásticas, além de jogar partidas de pebolim, xadrez e damas. O local oferece, ainda, quadra poliesportiva, futevôlei e um parque infantil.
 

Referência – Criado pela Lei n° 1.826, o parque recebeu o nome do ambientalista e engenheiro Ezechias Heringer. Mineiro de Manhuaçu, ele veio para Brasília em 1960, a convite do presidente Juscelino Kubitschek. Foi pioneiro no estudo do cerrado e suas orquídeas, principalmente na região onde está localizado o parque.
 

Além de vários trabalhos publicados, Ezechias Heringer foi um dos principais responsáveis pela criação de diversas áreas protegidas e de pesquisa do DF, como a Estação Ecológica de Águas Emendadas e a Estação Experimental da Universidade de Brasília. Heringer morreu em 1987.
 

Também conhecido como Parque Ecológico do Guará, o local existe desde a década de 1960 e possui área superior a 3 milhões de m2.
 

Parque Ezechias Heringer
Local: QE 23, Área Especial do Guará II, ao lado do Sesi.